São Paulo, quinta-feira, 15 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Espionagem foi pedida pelo Citi, afirma senador

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) apresentou ontem à CPI dos Correios, durante depoimento do chefe do NAE (Núcleo de Assuntos Estratégicos), Luiz Gushiken, duas cartas assinadas pelo presidente da Kroll, Frank Holder, endereçadas à presidente da Brasil Telecom, Carla Cico.
Segundo o senador, tido como próximo ao banqueiro Daniel Dantas, as cartas comprovariam que a decisão de contratar a Kroll teria sido do Citibank, e não do Opportunity. Conforme a Folha publicou no ano passado, a empresa de investigação americana espionou integrantes do governo ligados de alguma forma aos fundos de pensão, entre eles Gushiken.

Briga
Os fundos travam briga com o Opportunity pelo controle da Brasil Telecom desde 1999. Até o começo deste ano, o Citibank estava associado ao banco de Daniel Dantas, o que lhe garantia o comando da operadora de telefonia fixa. Em abril, contudo, o banco americano passou para o lado dos fundos, destituindo o Opportunity do controle da Brasil Telecom.
Por conta da espionagem da Kroll, Dantas e Carla Cico foram indiciados pela Polícia Federal pelos crimes de formação de quadrilha, divulgação de segredo e corrupção ativa.


Texto Anterior: Escândalo do "mensalão"/A hora das provas: Gushiken discute na CPI e culpa "direita"
Próximo Texto: Fundo partidário: PT quer ressarcimento por passagens
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.