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Candidato petista a governo de SP também tem menos votos no eleitorado feminino
DA REPORTAGEM LOCAL
A "maldição" feminina que
atinge o presidente Luiz Inácio
Lula da Silva também afeta o
candidato do PT ao governo de
São Paulo, Aloizio Mercadante.
Enquanto José Serra (PSDB)
alcança 50% do eleitorado feminino, Mercadante fica com
16% no segmento (entre os homens, Mercadante tem 20%).
Mercadante e Lula têm falado bastante nos comícios sobre
a nova lei federal em vigor, batizada de Lei Maria da Penha,
que pune a violência doméstica
contra a mulher. Foi sancionada em agosto por Lula. Mercadante explora ainda a presença
da ex-prefeita Marta Suplicy e
ressalta a escolha de uma candidata a vice-governadora, Nádia Campeão (PC do B).
O coordenador de comunicação da campanha de Mercadante, Hamilton Lacerda, confirma que pesquisas qualitativas mostram que o voto nos
candidatos do PT é preferencialmente de homens.
Joaquim Soriano, coordenador de pesquisas de Lula, explica que a passagem de José Serra pelo Ministério da Saúde
rende-lhe muitos votos. "Saúde
e voto feminino combinam. É a
questão do cuidar", afirma.
Para Lacerda, a origem do
PT, no sindicalismo e no mundo do trabalho, também explicaria parte da rejeição feminina. "Ainda vivemos numa sociedade muito machista", diz.
A coordenadora do caderno
"Mulheres" do programa de governo de Lula de 2006, Vera
Soares, diz que o governo Lula e
o partido têm dificuldades de
comunicação com as mulheres.
Mas ela ressalta que o PT, historicamente, foi o mais engajado na defesa de políticas públicas para o público feminino.
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