São Paulo, sexta-feira, 15 de outubro de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Na surdina 1
Enquanto os microfones esperam a declaração de voto de Paulo Maluf em Marta Suplicy, coordenadores da campanha de José Serra se reúnem hoje com lideranças malufistas da zona leste na tentativa de minar pela base eventual prejuízo que o anúncio possa trazer ao tucano.

Na surdina 2
Os tucanos já estiveram com líderes comunitários ligados a Maluf na zona sul paulistana. Na semana que vem, o alvo é a periferia norte. A tônica da pregação é um forte antipetismo, no melhor estilo do antigo Maluf.

Lado definido
Liberada pelo petebista Campos Machado, que optou pela "neutralidade absoluta" na capital, a CGT, terceira maior central sindical do país, está perto de fechar apoio a Serra. Falta apenas marcar hora para fazer a foto.

Escravos de Jó
Derrotado na eleição para vereador, Arnaldo Bispo (PC do B) retornou ontem ao comando da Subprefeitura de Ermelino Matarazzo no lugar de Milton Nunes Jr., que, por sua vez, volta à chefia de gabinete do órgão.

Sinuca de bico
José Dirceu enviou emissário a Goiânia para discutir o apoio de Marconi Perillo a Pedro Wilson (PT). Sob fogo cruzado, já que o PMDB sonha em vê-lo com Iris Rezende e a direção do PSDB aconselhou-o a manter-se neutro, o governador tucano promete uma decisão para breve.

Palanque reforçado
Também o presidente do BC, Henrique Meirelles, dá uma força a Pedro Wilson em Goiânia.

Cabeça feita
O governador Germano Rigotto (PMDB) diz temer represálias do Planalto pelo apoio declarado a José Fogaça (PPS) em Porto Alegre contra o petista Raul Pont. Mas segue decidido: "Nada contra o outro candidato. Tudo a favor de Fogaça".

Seus males espanta
Com o intuito de "criar um clima" no jantar que ofereceria ontem a Lula, Roberto Jefferson chamou sua professora de canto, Denise Tavares, para se apresentar acompanhada de piano. No repertório, Villa-Lobos e Altemar Dutra, intérprete romântico do agrado do presidente.

Produto interno
No apartamento do presidente do PTB, Lula era aguardado com um cardápio que incluiu codorna recheada e, de sobremesa, petit gateau de chocolate com sorvete de tapioca. Roberto Jefferson chegou a pensar em vinho francês, mas acabou optando pelo "melhor nacional".

Nem te ligo
Aldo Rebelo passou longe da articulação do jantar de Lula com o PTB. Não sabia nem pretendia ir, na remota hipótese de ser tardiamente convidado. O PC do B do ministro espanta o ciúme alegando que não se trata de relação de governo, mas de acerto de contas entre PT e PTB.

Custo-benefício
No Planalto, afirma-se que o PTB não tem muito do que reclamar. De fato, perdeu em Recife e teve de retirar algumas candidaturas para beneficiar o PT, mas, em São Paulo, conseguiu engordar sua bancada na Câmara Municipal às custas de vagas dos coligados petistas.

No aquecimento
A Justiça Federal desbloqueou os bens e a conta bancária de Reginaldo Muniz Barreto, ex-presidente do Fundo Nacional de Saúde afastado após suspeita de envolvimento com a Máfia dos Vampiros. O ministro Humberto Costa já disse que chamará seu ex-colaborador de volta se ele se livrar das acusações.

Visita à Folha
Paulo Souto (PFL), governador da Bahia, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de João Paulo Costa, assessor-geral de Comunicação Social.

TIROTEIO

Da ministra Eliana Calmon, do Superior Tribunal de Justiça, durante palestra para magistrados no 21º Encontro Nacional dos Juízes Federais do Brasil, em Costa do Sauípe (BA):
-Todas as grandes safadezas deste país foram feitas no século 20 e com o aval do Judiciário.

CONTRAPONTO

Leite derramado

Derrotados na eleição municipal de 3 de outubro, os deputados estaduais Antonio Mentor (PT) e Geraldo Vinholi (PDT) encontraram-se anteontem na Assembléia paulista para retomar os trabalhos legislativos.
No plenário, o pedetista foi comentar com o colega o resultado das urnas. Os dois tiveram desempenho razoável, porém em cidades onde a legislação eleitoral prevê a disputa pela prefeitura em apenas um turno.
Mentor, terceiro colocado em Americana, lamentou com Vinholi, que obteve a segunda melhor votação em Catanduva:
-Eleição é assim mesmo. Quem ganha comemora, quem perde analisa o resultado.
Na tentativa de consolar o colega, o pedetista brincou:
-Não, é que esta Casa não consegue ficar sem a gente!
A resposta veio rápida:
-Pior é que o eleitor de nossas cidades parece saber disso.


Próximo Texto: Lei do Abate não inibe vôos irregulares no espaço aéreo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.