São Paulo, sexta-feira, 15 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gil contraria PV de SP e diz que apóia Marta

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Depois de o PV de São Paulo aderir à campanha de José Serra (PSDB) à prefeitura, o ministro Gilberto Gil (Cultura), que integra a Executiva Nacional do PV, divulgou ontem uma carta aberta de apoio à prefeita Marta Suplicy (PT), candidata à reeleição.
No documento, Gil afirma que torce "entusiasticamente pela vitória de Marta Suplicy". A carta, reproduzida na página do PT na internet, foi direcionada ao presidente nacional do PV, José Luís Penna, e ao líder do partido na Câmara dos Deputados, José Sarney Filho (MA), que também é contra a aliança do partido com o candidato tucano em São Paulo.
"Fui diversas vezes a São Paulo nos últimos anos e pude ver o excelente trabalho de saneamento feito pela prefeita. Falo de saneamento em sentido amplo: gerencial, financeiro, político e cultural. A cidade tem outra cara hoje", afirma o ministro no documento.
Em troca do apoio ao tucano, o PV recebeu a garantia de participação num eventual governo de Serra. O partido reivindicou "a gestão da variável ambiental e todos os seus desdobramentos", além da "presença específica de representantes do PV em quatro subprefeituras".
Em visita ao Senado logo após o resultado do primeiro turno da eleição municipal, Gil disse que já tinha conversado com o líder no governo na Casa, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), e que o PV apoiaria Marta.
Na carta aberta divulgada ontem, o ministro disse que o trabalho da prefeita em São Paulo "precisa ter continuidade".
O ministro criticou a decisão do PV de São Paulo de apoiar Serra, à revelia da direção nacional do partido. "Quando tomei a decisão de me engajar na campanha de Lula, ao lado de outros companheiros do PV, como Juca Ferreira e Alfredo Sirkis, lembro que não tive a simpatia da direção do partido em São Paulo", afirma Gil no documento.


Texto Anterior: São Paulo: Lula "entra de cabeça" na disputa em SP, diz Duda
Próximo Texto: PV estadual minimiza carta de apoio ao PT
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.