São Paulo, quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIREITOS HUMANOS

Mindlin, Candido, Gregori e Ruth recebem homenagem da USP

DA REPORTAGEM LOCAL

A Faculdade de Direito e a Escola de Comunicação e Artes da USP (Universidade de São Paulo) realizaram ontem uma homenagem aos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A organização do evento elegeu quatro personagens que simbolizaram "a permanente preocupação com os direitos humanos". Foram homenageados o professor Antonio Candido, 90, o empresário José Mindlin, 94, o presidente da Comissão Municipal de Direitos Humanos, José Gregori, 78, e a antropóloga Ruth Cardoso, que morreu em junho, aos 77 anos.
Durante o evento, que reuniu cerca de 450 pessoas e foi realizado na Sala São Paulo, os atores Juca de Oliveira e Denise Fraga, entre outros, leram os 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada em 1948. "O evento é um reconhecimento pelo caminho trilhado [pelos homenageados]", afirmou a reitora da USP, Suely Vilela.
Antonio Candido afirmou que sempre "é preciso pensar o direito do homem e lutar incansavelmente por isso". No palco, foi lido o poema "O Medo", que Carlos Drummond de Andrade dedicou ao professor.
A ex-primeira-dama Ruth Cardoso foi representada pela filha Beatriz Cardoso. "Minha saudade só me permite dizer muito obrigada", disse.


Texto Anterior: Porto Alegre: Rosário (PT) contrata marqueteiro de vitorioso em Recife
Próximo Texto: São Bernardo do Campo: ANJ critica censura do petista Luiz Marinho à Folha Online
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.