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Universidade pública contesta dados de Palocci
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
Dados da Pnad (Pesquisa
Nacional por Amostra de Domicílios) de 2001 mostram que
a renda familiar dos alunos de
universidades públicas no Brasil ainda é menor que a de universitários da rede particular.
Enquanto a renda média
mensal da família de estudantes das instituições públicas é
de R$ 2.433, na particular esse
valor sobe para R$ 3.236.
Esses dados são usados pela
Andifes (Associação Nacional
dos Dirigentes das Instituições
Federais de Educação Superior) para rebater o trecho do
relatório do Ministério da Fazenda a respeito das instituições federais.
O documento do governo diz
que cerca de 46% dos recursos
do governo para o ensino superior beneficiam apenas indivíduos que estão entre os 10%
mais ricos da população.
"Não concordo. Pensei que
esse discurso tivesse acabado",
disse ontem a presidente da
Andifes, Wrana Maria Panizzi.
Segundo ela, a entidade deve
terminar até o início do próximo ano um perfil socioeconômico dos universitários das 53
instituições federais, que vai
ajudar a esclarecer o assunto.
"Se quisermos ter inclusão
social duradoura, precisaremos oferecer estudo à população. Sou uma profunda defensora da gratuidade", disse.
Dados da Pnad de 2001, do
IBGE, tabulados por Simon
Schwartzman, ex-presidente
do instituto, apontam que
34,4% dos alunos de instituições superiores da rede pública
fazem parte dos 10% mais ricos
da população. Quando se trata
do sistema privado, esse percentual vai para 50%.
Por outro lado, de cada cem
universitários do setor público,
12 estão entre os mais pobres
(com renda mensal de R$ 482
ou menos). Nas instituições
privadas, a proporção passa
para cinco a cada cem alunos.
Medicina e odontologia estão
entre os cursos, de 24 analisados no provão, com maior proporção de alunos com renda familiar acima de R$ 2.000
-74,7% e 75,4%, na ordem.
História e pedagogia têm o
maior percentual de universitários com renda familiar de
até R$ 600 -31,8% e 30,1%.
Os dados são do Exame Nacional de Cursos do ano passado, que avaliou os formandos.
(LUCIANA CONSTANTINO)
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