UOL

São Paulo, sábado, 15 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MULTIMÍDIA

Le Monde de Paris

Dissidente cubano cobra espaço na cúpula

FRANÇA - Em reportagem que deve ser publicada hoje, o jornal francês "Le Monde" afirma que o dissidente cubano Oswaldo Payá pediu aos organizadores da 13ª Cúpula Ibero-Americana que autorizem a leitura de uma carta de familiares dos 75 opositores do regime do ditador Fidel Castro condenados em abril.
A carta foi enviada aos chefes de Estado que deveriam ir à cúpula e pede a eles que intercedam junto ao governo cubano a favor da libertação dos prisioneiros. Oito deles dizem que sofrem "torturas físicas e psicológicas".
De acordo com a reportagem, os signatários da carta acrescentam que as visitas das famílias aos presos foram reduzidas e que "os prisioneiros de consciência são isolados uns dos outros e têm de viver com prisioneiros comuns muito perigosos".
Payá é um dos mais conhecidos oposicionistas em Cuba. Líder do Movimento Cristão de Libertação e do Projeto Varela pela democratização do país, ele não está preso.


Texto Anterior: Ajustando o figurino: Lula e FHC se reúnem como "bons amigos"
Próximo Texto: Mobília nova: Troca de móveis pode custar R$ 1,2 mi
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.