São Paulo, sábado, 15 de novembro de 2008

Próximo Texto | Índice

Painel

RENATA LO PRETE - painel@uol.com.br

Rei do gado

Apontada no novo relatório da PF sobre Daniel Dantas como eixo de um esquema de lavagem de dinheiro, a Agropecuária Santa Bárbara Xinguara, no Pará, já era investigada sigilosamente pelo Ministério Público em Marabá antes da Operação Satiagraha.
Em três anos de atividade no ramo, a empresa do grupo Opportunity tornou-se um dos maiores projetos pecuários do mundo, negócio de mais de R$ 1,5 bi. O rebanho, hoje em torno de 500 mil cabeças, teve multiplicação relâmpago, segundo a Federação da Agricultura e Pecuária do Pará. À frente do pólo de 18 fazendas está Carlos Rodemburg, ex-cunhado de DD. Para resolver pendências com o governo estadual, ele recorreu ao petista Luiz Eduardo Greenhalgh.




Freio. Integrantes da CPI dos Grampos notaram arrefecimento na disposição investigativa do presidente da comissão, Marcelo Itagiba (RJ), desde que o nome do deputado passou a freqüentar a lista de peemedebistas que poderiam suceder Tarso Genro (PT) no Ministério da Justiça.

Álibi. Sob ataque de seu próprio partido, o PMDB, José Temporão (Saúde) fará na quinta-feira uma prestação de contas do combate à dengue, destacando que foram gastos neste ano R$ 200 mi a mais do que em 2007. O subtexto é que não convém trocar o ministro bem na época de maior incidência da doença.

A prazo. Temporão e o líder do PMDB na Câmara, Henrique Alves (RN), marcaram para terça-feira uma conversa a ser mediada pelo presidente do partido, Michel Temer. Devem acertar uma trégua na queda-de-braço pelo menos até o final do ano.

Minha obra. Na revista de 16 páginas que mandou distribuir aos deputados como parte de sua campanha à presidência da Câmara, Temer lista, como realizações dos quatro anos em que já esteve à frente da Casa (1997-2001), aumento de 100% na verba de gabinete e de 42,51% na cota de correios e telefone.

Vamos ver. Apesar de seu partido ter declarado apoio a Temer, Fernando Gabeira (PV-RJ) diz que não está fechado com a candidatura. Vai reunir a "terceira via", grupo de cerca de 30 deputados, antes de tomar sua decisão.

Na manga. Os principais jogadores da eleição na Câmara acham que as cartas ainda não estão todas postas. Dizem que um nome alternativo ainda vai surgir, seja ou não o de Aldo Rebelo (PC do B-SP).

Inconfidência 1. Corrente dominante no PT de Minas, a Articulação encerrará seu encontro em Contagem, amanhã, com apoio formal a Dilma Rousseff para presidente e Patrus Ananias para governador. Sobrarão críticas a Fernando Pimentel, que se aliou aos tucanos em BH e disputa com o ministro do Desenvolvimento Social a vaga petista na sucessão de Aécio Neves.

Inconfidência 2. Sob influência de Patrus, o diretório estadual analisará no dia 29 um pedido de intervenção no de BH, controlado por Pimentel. Alega-se que o prefeito desobedeceu a direção nacional do PT ao se aliar a Aécio.

Currículo. Acusado em 2003 de pedir à PM que suspendesse ação contra o tráfico, o deputado estadual Chiquinho da Mangueira (PMDB) deve ser o novo secretário de Esportes do Rio.

Memória. A Presidência lança na quarta-feira um portal de internet com dados demográficos e econômicos dos 5.563 municípios brasileiros. Também serão listados os recursos repassados a cada um em programas federais.

Geografia. Em seminário na Itália sobre o PAC, o governador André Puccinelli explicou à platéia a localização de seu Estado: "Há no Brasil dois Mato Grosso. Um ao norte, o bruto, e outro ao sul, o belo. Este é o meu".

com FÁBIO ZANINI e SILVIO NAVARRO

Tiroteio

"A Anac é símbolo de má gestão. Descumpriu critérios e regras nos aeroportos, e a única coisa que fez foi colaborar para o recorde de duas tragédias na aviação em dez meses."
Do deputado VANDERLEI MACRIS (PSDB-SP), sobre o laudo do Instituto de Criminalística que relaciona sucessivas falhas da Agência Nacional de Aviação Civil no acidente com o Airbus da TAM em Congonhas.

Contraponto

Amigo virtual

Eleito em segundo turno para a Prefeitura de São Luís, João Castelo encerrava sua campanha no bairro de Cidade Olímpica, na periferia da capital maranhense, onde se gabava de ter construído 7.500 casas populares quando governador (1979-1982). A dada altura da caminhada, o tucano foi abordado por uma jovem:
-Doutor Castelo, posso tirar uma foto com o senhor?
O candidato concordou prontamente, posou solícito ao lado da eleitora e achou que o assunto estava resolvido, mas na seqüência ela fez um novo pedido:
-E eu posso por essa foto no meu Orkut?


Próximo Texto: Após dez meses, Planalto limita saques com cartão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.