São Paulo, quarta-feira, 16 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Votação é marcada por gestos de traição

DA REPORTAGEM LOCAL

O dia de ontem foi marcado por gestos de traição. Especialmente para o derrotado, Edson Aparecido (PSDB). Minutos antes de ir para o plenário, numa conversa com Afonso Lobato (PV), Aparecido disse contar com o apoio do também verde Giba Marson. Segundo ele, Giba teria garantido seu apoio em conversa com Alckmin pela manhã. No voto, Giba optou por Rodrigo Garcia (PFL).
Às 4h30m de ontem, Aparecido foi dormir certo de que contava com o voto da pefelista Maria Almeida, com quem o governador conversara na segunda-feira. Segundo Aparecido, Maria Almeida teria sido resgatada pelo marido na véspera do "cativeiro" imposto pelos coordenadores da campanha de Garcia, num hotel em Atibaia. Ela votou em Garcia.
Aparecido contou ter ficado até 1h30m tentando convencer um deputado do PSB a apoiá-lo, mas ninguém do partido votou nele.
Em seu gabinete, Aparecido tinha cópias de fax de prefeitos enviados aos deputados. Entre eles, o líder do PDT, Geraldo Vinholi. O prefeito de Potim visitou ontem os deputados da região, enquanto, na ante-sala da liderança do governo, emissários do Palácio dos Bandeirantes acompanhavam a negociação. A ofensiva garantiu a virada de sete votos em favor de Aparecido em relação a lista anunciada pelos seus adversários: Edson Gomes e Gilson de Souza (PFL), Conte Lopes (PP), Tiãozinho da Farmácia (PV), Edson Ferrarini (PTB), Afonso Lobato (PV) e Roberto Moraes (PPS).
A marcação foi chamada de cativeiro por Aparecido. Após receber um festivo telefonema do pai, o senador pefelista Romeu Tuma, seu filho ironizou:
"Não houve cativeiro. E, se houve, ninguém pediu resgate".
Às 20h30m de ontem, Garcia encerrou a eleição da mesa da Assembléia afirmando ser "uma votação histórica".


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: O eleito: "Faço parte da base do governador", diz Garcia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.