São Paulo, quarta-feira, 16 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

BRASIL PROFUNDO

Acordo coloca fim a disputas entre garimpeiros em Serra Pelada, no Pará
Um acordo assinado anteontem sob mediação do governo federal colocou fim às disputas entre os diferentes grupos de garimpeiros de ouro de Serra Pelada (PA). O pacto permitirá a retomada da atividade de mineração no local até o final do ano.
Com o acordo, a Coomigasp (Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada) passará a deter o direito de mineração na área de 370,5 ha.
Para formalizar o pacto, a Coomigasp se comprometeu a cadastrar 33 mil antigos sócios que eram da cooperativa na década de 80. A reintegração de antigos sócios era o principal entrave na negociação entre a cooperativa, fundada pelo prefeito de Curionópolis, Sebastião Rodrigues de Moura (PMDB), e o Singasp (Sindicato dos Garimpeiros de Serra Pelada). Era também exigência da União.
A Coomigasp tem hoje pouco mais de 10 mil associados e resistia à idéia de recadastrar antigos garimpeiros para restringir os lucros futuros da exploração da área. Na década de 80, Serra Pelada chegou a atrair cerca de 100 mil homens para o garimpo.
O próximo passo será a publicação de edital de "readeqüação" no "Diário Oficial" da União, em 23 de abril. Depois, será emitido alvará concedendo direito de mineração.
O acordo, porém, não gerará a volta dos garimpeiros ao local. Segundo Cláudio Scliar, secretário de Minas e Energia, a exploração será restrita à empresa de mineração. (DA AGÊNCIA FOLHA)


Texto Anterior: Área social: Pesquisa vê irregularidade em programas do governo
Próximo Texto: Terra sem lei: A juiz, suspeitos mudam depoimentos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.