São Paulo, Terça-feira, 16 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRISE FEDERATIVA
Lula e José Dirceu se reúnem por três horas com governador mineiro, que não aceita a ir a encontro
Itamar recusa volta a fórum de oposição

da Agência Folha, em Belo Horizonte


Os petistas Luiz Inácio Lula da Silva e José Dirceu, presidente nacional do partido, não conseguiram convencer o governador de Minas Gerais, Itamar Franco (PMDB), a voltar a integrar o fórum dos governadores de oposição, com o qual Itamar anunciou rompimento na quinta-feira.
Lula e Dirceu reuniram-se ontem por cerca de três horas com Itamar e saíram do encontro dizendo que a unidade entre os Estados para discutir suas questões domésticas com o governo é secundária.
""A questão nacional é prioridade na nossa relação com o governo de Minas. Até porque Itamar sabe resolver os problemas de Minas e Olívio Dutra, os do Rio Grande do Sul", disse Lula.
A postura dos petistas tem a ver com a recusa de Itamar de participar de um encontro com os seis governadores dos partidos de esquerda (PT, PDT e PSB) no próximo dia 23. A Agência Folha apurou que Lula e Dirceu fizeram o convite a ele durante o encontro de ontem.
Itamar está insatisfeito com os seis governadores de esquerda, que depois de acordarem uma série de exigências para haver diálogo com o presidente Fernando Henrique Cardoso, na Carta de Porto Alegre, foram ao encontro de FHC, no último dia 26, contra a vontade de Itamar.
O governador mineiro chegou a dizer que se arrependeu de assinar a carta.
Oficialmente, Itamar nunca admitiu ser integrante de bloco de oposição, até por integrar um partido que faz parte da base de apoio ao governo federal.
Mas, na prática, ele assumiu a liderança anti-FHC ao decretar a moratória e ao tentar mobilizar os demais governadores no enfrentamento ao governo federal.
(FÁBIA PRATES e CARLOS HENRIQUE SANTIAGO)


Texto Anterior: Celso Pinto: O paradoxo da crise
Próximo Texto: Defesa de Iris deve acusar advogado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.