São Paulo, domingo, 16 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CÂMARA MUNICIPAL

Prédio é atração no centro histórico de Salvador

da Agência Folha, em Salvador e Santos

Fundada por Tomé de Souza em 1549, a Casa de Câmara e Cadeia (atualmente Câmara Municipal de Salvador) é uma das maiores atrações arquitetônicas da praça da Sé (centro histórico da capital baiana).
A Câmara Municipal de Salvador é apontada por historiadores como a primeira no país que teve um prédio próprio para funcionamento.
No ano passado, ela foi completamente restaurada pela prefeitura da cidade para marcar os 450 anos de fundação da primeira capital do país.
Atualmente, funcionam no prédio a administração e o plenário.
Os gabinetes dos vereadores, que até o ano passado também funcionavam no local, foram deslocados para um prédio construído a menos de 300 metros do edifício que foi idealizado por Tomé de Souza.
Luís Dias, um dos principais colaboradores de Tomé de Souza, escreveu uma carta em 15 de agosto de 1551 ao governo português comunicando o término das obras em Salvador.
"Cadeia muito boa e bem acabada, com casa de audiência e câmara em cima, tudo de pedra e barro." Até hoje, a Câmara de Salvador mantém dois quartos com grades que teriam servido de cadeia no passado.
Depois da reforma, vereadores e historiadores começaram a catalogar todos os documentos disponíveis sobre a casa.
Três livros com todas as atas das sessões realizadas até o ano de 1750 já foram editados.
Segundo o pesquisador Fernando Martins Lichti, Martim Afonso de Souza instalou a primeira câmara municipal do Brasil em São Vicente (SP), tendo escolhido os representantes no dia 22 de agosto de 1532.
Não há provas de que, nas primeiras décadas de sua existência, a câmara tivesse local fixo para funcionar. (LF e FS)


Texto Anterior: Detalhes originais voltam com reforma
Próximo Texto: Floresta guarda fornos industriais
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.