São Paulo, domingo, 16 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Detalhes originais voltam com reforma

da Agência Folha

Construída em 1535, a igreja de São Cosme e São Damião, em Igarassu (PE), a mais antiga do país ainda preservada, mantém sua forma original.
O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) realizou, entre os anos 50 e 60, uma restauração que devolveu à construção suas características originais.
Em estilo neoclássico, a igreja havia recebido novas coberturas de reboco, duas janelas haviam deixado de existir, as portas haviam sido trocadas.
Segundo Cremilda Albuquerque, diretora técnica do Iphan em Pernambuco, para recuperar a construção foi feita uma pesquisa que analisou o estilo e os materiais utilizados na época.
"A partir do que é pesquisado, os técnicos adotam determinadas soluções, como reabrir uma janela ou derrubar um muro que interferia na fachada da obra", disse.
Até a imagem de são Cosme e são Damião, em barro, é a mesma da época em que a igreja foi erguida pelos portugueses. "É uma relíquia que estamos conseguindo manter em perfeito estado", afirmou.
Além da igreja, uma série de casas dos séculos 17 e 18 completam o patrimônio histórico de Igarassu, cidade localizada na região metropolitana de Recife. (KAMILA FERNANDES)


Texto Anterior: Brasil 500 anos: Maior parte das construções pioneiras está em ruínas
Próximo Texto: Prédio é atração no centro histórico de Salvador
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.