São Paulo, sábado, 16 de abril de 2005

Texto Anterior | Índice

Roraima irá ao Supremo contra a homologação

JOSÉ EDUARDO RONDON
DA AGÊNCIA FOLHA

O governador de Roraima, Ottomar Pinto (PTB), disse que irá recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra a decisão do governo federal de homologar a terra indígena Raposa/Serra do Sol como área contínua.
A declaração foi feita após o anúncio da homologação da reserva, que ocupa uma área de 1,7 milhão de hectares. Ottomar disse que irá a Brasília "para defender o Estado" na questão. A coordenadoria de comunicação de Roraima disse que "o Estado não vai promover a desobediência civil, mas não será complacente com a intervenção federal branca em Roraima, que inviabilizará a atividade produtiva do Estado".
Pela decisão do governo federal, os arrozeiros e fazendeiros que tenham propriedades dentro da terra indígena terão de ser realocados e serão indenizados. O governo de Roraima é favorável à permanência deles na área.
O Conselho Indígena de Roraima comemorou a decisão do governo federal. Em 2004, após o ministro Márcio Thomaz Bastos (Justiça) ter dito que a homologação contínua seria realizada, houve uma onda de protestos. Prédios públicos foram invadidos, rodovias foram bloqueadas e três religiosos foram mantidos reféns.

Texto Anterior: Questão indígena: Lula homologa reserva Raposa/Serra do Sol
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.