São Paulo, quinta, 16 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REPERCUSSÃO
D. Ivo Lorscheiter, 70, ex-presidente da CNBB
- "A tarefa do novo arcebispo de São Paulo, d. Cláudio Hummes, não é muito fácil, pois a arquidiocese é muito grande".

D. Lucas Moreira Neves, presidente da CNBB
- "Conheço tão profundamente quanto é possível a pessoa e a ação pastoral de d. Cláudio. Aprecio muito sua obra, seu trabalho, sua dedicação à igreja, suas grandezas que são humanas e episcopais. Recebo com muita esperança e prazer a notícia da indicação dele para a importante sede episcopal de São Paulo. Ele está levando para São Paulo a experiência em favor da família e da cultura, o trabalho que faz no seio da CNBB. Vai promover os valores familiares, infelizmente muito agredidos no Brasil".
D.Serafim Fernandes de Araújo, cardeal-arcebispo metropolitano de Belo Horizonte
- "Antes de mais nada, essa é uma decisão do papa, e ele deve tê-la tomado dentro dos critérios costumeiros da igreja. O que mais me admira nessa mudança é a serenidade e a paz de d. Paulo demonstrando sua entrega à vontade da igreja e à de Deus. Por isso, me impressiona mais o modo da saída de d. Paulo do que a novidade de d. Cláudio Hummes".
Henry Sobel, presidente do rabinato da Congregação Israelita Paulista
- "Ele se revelou um líder religioso moderado e ponderado enquanto foi arcebispo de Fortaleza. Mesmo sendo relativamente conservador em doutrina, demonstra grande sensibilidade com as questões sociais que afligem o Brasil. Não conheço a posição de d. Cláudio em relação ao diálogo religioso, mas, a julgar por sua atuação em outros campos, tenho certeza que levará adiante o belo trabalho de aproximação iniciado por d. Paulo. E os franciscanos, como ele, são instrumentos da paz. É disso que precisamos hoje".
Jaime Wright, ex-secretário-geral da Igreja Presbiteriana Unida do Brasil
- "Estou contente com a nomeação. D. Cláudio sempre se mostrou ecumênico, aberto às opiniões das outras igrejas e doutrinas. Ele deve dar continuidade à ação de dom Paulo Arns, no sentido de buscar um maior diálogo com líderes de outras religiões".
Rubens Approbato Machado, presidente da OAB de São Paulo
- "Fico triste com a saída de dom Paulo, que tantos serviços prestou à sociedade paulista, mas contente com a volta de dom Cláudio Hummes, que já se mostrou um valioso defensor da cidadania".
Raimundo Bonfim, coordenador da Central de Movimentos Populares
- Espero que d. Cláudio continue apoiando os movimentos populares, a exemplo do que d. Paulo sempre fez. A organização e o avanço dos movimentos populares em São Paulo sempre tiveram o apoio da Arquidiocese. A nomeação é uma decisão da igreja. Torcíamos para que o substituto de d. Paulo correspondesse ao que ele foi. Isso, o tempo vai dizer.


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.