São Paulo, quinta-feira, 16 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DATAFOLHA

Mercadante aparece em terceiro, seguido pelo tucano José Aníbal

Tuma e Quércia lideram disputa ao Senado em SP

DA REPORTAGEM LOCAL

Pesquisa Datafolha realizada anteontem indica que o senador Romeu Tuma (PFL) e o ex-governador Orestes Quércia (PMDB) lideram a preferência do eleitorado na disputa pelas duas vagas de São Paulo que serão renovadas este ano no Senado Federal.
De acordo com o levantamento, feito com 1.551 entrevistados, Tuma aparece em primeiro lugar, com 51%, seguido pelo ex-governador paulista, com 36%.
A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Na terceira colocação, surge o petista Aloizio Mercadante, com 18%. Na sequência, com 11%, está o presidente nacional do PSDB, José Aníbal, escolhido como pré-candidato na última segunda-feira. Cunha Bueno (PPB), com 10%, e José Roberto Batochio (PDT), com 7%, aparecem em seguida.
O resultado da pesquisa poderá influenciar Quércia, que ainda não definiu se disputará o governo de São Paulo ou o Senado. A última hipótese, entretanto, vem ganhando força nos últimos dias.
Ex-delegado do Serviço de Inteligência do Dops, Tuma, que disputa a reeleição, é o preferido até mesmo entre simpatizantes do PT, do PMDB e do PSDB.
Entre os simpatizantes do PT, o senador tem 53% de intenção de voto, contra 25% de Mercadante -que nesse segmento também perde para Quércia, com 34%.
Já entre os que se declararam simpáticos ao PMDB, Tuma aparece com 63%, contra 48% do ex-governador. Entre os simpatizantes do PSDB de José Serra, a vantagem de Tuma se repete e Aníbal surge na quarta colocação. Enquanto o pefelista tem 61%, Quércia, 32%, e Mercadante, 24%, o deputado tucano é citado por 22% dos entrevistados.
O tucano, que vai disputar a vaga ao Senado na mesma chapa de Tuma (já que PFL e PSDB aguardam apenas a oficialização de uma coligação no Estado), é ainda seguido de perto entre os simpatizantes de sua legenda pelo malufista Cunha Bueno, com 17%.
Pré-candidato tradicionalmente atrelado às discussões sobre violência, problema apontado como prioritário no Estado de São Paulo, Tuma tem vantagem também entre quem declara intenção de voto nos quatro principais pré-candidatos à Presidência.
O melhor desempenho do pefelista está entre os que declararam disposição de voto em Ciro Gomes, do PPS, situação em que surge com 62%. Nesse segmento, é seguido por Quércia, com 31%, por Mercadante, com 21%, por Cunha Bueno, com 10%, e finalmente por Aníbal, com 8%.
Entre os que declararam intenção de voto em Serra, Tuma tem 57%, enquanto o pré-candidato tucano ao Senado ocupa a quarta colocação, com 15%.
Os entrevistados que afirmaram pretender votar em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantêm o ex-delegado na liderança, com 49%, e Mercadante em terceiro, com 22%. Quércia é citado por 38%.
Entre os eleitores que declararam intenção de voto em Anthony Garotinho (PSB), Tuma tem 55%, contra 37% de Quércia.
O pefelista lidera entre os eleitores que declararam voto em Paulo Maluf (PPB), Geraldo Alckmin (PSDB) e Francisco Rossi (PL) na disputa pelo governo estadual. Mercadante vence entre os eleitores declarados de José Genoino (PT), e Quércia, entre os que afirmaram preferir que ele próprio dispute o comando do Estado.


Texto Anterior: Ataques ficarão sem resposta, diz Lula
Próximo Texto: Rumo às Eleições: Bispo do PL rejeita união com PT no 1º turno
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.