São Paulo, terça-feira, 16 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Depois de 1979

Começou no site do "New York Times" e avançou por "Financial Times" e outros, nos enunciados sobre "a demonstração de desafio que parece ser a maior manifestação antigovernamental desde a revolução de 1979".
Em editorial, o "NYT" chegou perto, mas não afirmou fraude eleitoral no Irã. Disse que "talvez nunca possamos saber com certeza" o resultado, mas "certamente parece com fraude".
Outros jornais ocidentais já usam expressões como "levante sangrento", com uma morte, segundo a maioria, e até 12, segundo o "Guardian".

NOVA ORDEM E OS ABUSOS

No topo das buscas por Google News e na manchete da Reuters Brasil, "Lula quer que trabalhador ajude a formar nova ordem" global.
Na BBC Brasil, "Lula: Desemprego não é culpa dos imigrantes pobres". Citando que ele ouviu "aplausos entusiasmados" no fim do discurso na OIT, a Associated Press destacou porém que Lula também escutou "uma forte crítica de grupos de direitos humanos". Sublinhou que o Human Rights Watch de Nova York atacou a abstenção do Brasil sobre abusos na Coreia do Norte, no Sudão.
Aqui, o blog de Reinaldo Azevedo e o "Jornal Nacional" focaram o apoio de Lula à reeleição no Irã.

BRICS E O DÓLAR

O dólar está em "rali contra as moedas globais", explicou o site do "Wall Street Journal" ao noticiar a queda do real.
"Washington Post" e sites de finanças creditaram a reação da moeda americana e até a queda nas Bolsas, em parte, à afirmação da Rússia de que a cúpula Bric não vai debater alternativas ao dólar como moeda de reserva.

PROTAGONISMO

O ministro Guido Mantega deu longa entrevista à BBC e comparou os dois, três anos esperados para a recuperação dos EUA e da Europa com o "crescimento liderado pelos Brics", que precisam "assumir esse protagonismo".

AINDA NÃO

Como em outros textos de apresentação da cúpula, o "FT" descreveu os Brics como um "Quarteto definido por diferenças".
Análise da agência Dow Jones, do "WSJ", afirmou em seu título que "Brasil, Rússia, Índia e China ainda não são um bloco de poder", dando como prova que os quatro bancos centrais continuam comprando dólar.

DRAGÃO VS. URSO

Em artigo no "NYT", David Shambaugh, da Brookings Institution, chama a atenção para uma suposta divisão de Rússia e China _em reação à proposta dos EUA a Pequim, de formar um "G2" .

"MANTER O CURSO"

Da Bloomberg, com a previsão de que o Brasil pode se contrair menos do que o projetado, à manchete do UOL, com mais crédito empresarial do Banco do Brasil, seguem as boas notícias por aqui.
Nos EUA, no "NYT", o colunista Paul Krugman alertou contra o "coro" que já pede ao Fed e ao governo Obama o fim do estímulo _ou seja, pede alta dos juros e corte dos gastos públicos. Lembra que o Fed e o governo Roosevelt cederam aos mesmos reclamos nos anos 30, aos primeiros sinais de melhora. Resultado, a recessão voltou e só foi vencida pela Segunda Guerra.

wsj.com
No site do "WSJ", imagens atuais dos muros erguidos por Israel, Estados Unidos, Alemanha Oriental e, por fim, Brasil

"GREAT WALL OF RIO"

Na capa de papel e uma das páginas mais lidas no site do "WSJ", o correspondente Antonio Regalado escreve sobre o muro erguido em torno da favela Dona Marta, no Rio, para "proteger árvores, mas que não inspira muitos abraços", com os moradores se sentindo "cercados". O texto evitar tomar posição, mas a edição compara a outros muros ao longo da história, desde a Muralha da China, mas principalmente Berlim e nas regiões de fronteira EUA/México e Israel/Palestina.

"NÃO SOU HOMOSSEXUAL"
O "Jornal da Band" destacou a bomba lançada contra a Parada Gay. Já o "Brasil Urgente", com vídeo de violência no evento, disse coisas como: "Eu não sou homossexual, mas nada contra. Agora, balbúrdia...". Defendeu até o fim da Parada. E depois chamou outra história: "Tinha uma sapatão que aliciava crianças. Nada contra homossexual, desde que não pegue a filha dos outros".


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Sem terceiro mandato: Após 2010, serei "Cidadão do Mundo", diz Lula
Próximo Texto: Justiça abre processo contra a mulher do deputado Paulinho
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.