São Paulo, quarta-feira, 16 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

BELÉM
Fuzileiro naval dispara cerca de 20 tiros em quartel da Marinha e acaba baleado
O fuzileiro naval Lindomar de Moraes Gomes rendeu ontem um sentinela do 4º Distrito Naval da Marinha, em Belém (PA), e disparou cerca de 20 tiros de fuzil, ameaçando o restante dos soldados por cerca de seis horas.
Ele acabou sendo atingido por um tiro na coxa direita quando tentava estourar o cadeado do paiol (depósito de munições).
O fuzileiro foi levado ao Hospital da Marinha, que fica no mesmo complexo naval, onde permanecia internado até o final da tarde de ontem. Ninguém mais saiu ferido no incidente.
Segundo nota divulgada pelo capitão-de-fragata Clovis Loureiro Lima, do 4º Distrito Naval, o ferimento foi superficial. Gomes está fora de perigo.
O fuzileiro estava afastado do serviço por problemas psiquiátricos, segundo a Marinha. Anteontem à noite, Gomes havia decidido pernoitar no quartel.
Por volta das 8h, os vizinhos do 4º Distrito Naval ouviram os primeiros tiros. Até as 10h30, a informação dada à vizinhança era que estava sendo feito um treinamento. Gomes passou a maior parte do tempo nos fundos do quartel, ameaçando quem se aproximava.
Lima informou, na nota, que um psicólogo, médicos e amigos tentaram negociar uma rendição com o soldado, sem sucesso.
Segundo Lima, o tiro que acertou Gomes, disparado por um atirador de elite, foi necessário. Parentes do fuzileiro estiveram no Hospital da Marinha, mas não quiseram dar entrevistas.
Foi o segundo episódio envolvendo militares com supostos problemas psicológicos em menos de uma semana em Belém.
Na última quinta-feira, o soldado da PM Ailton Pereira de Souza apoderou-se de um fuzil e subiu em uma caixa d"água, onde permaneceu durante 12 horas. Souza não ficou ferido e rendeu-se depois das negociações.
(DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM)


Texto Anterior: Elio Gaspari: Louvada seja a cadeia de Bonetti
Próximo Texto: Medida provisória libera R$ 162 milhões
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.