São Paulo, quarta-feira, 16 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

RIO GRANDE DO SUL
OAB vai processar candidato pró-gays que posou seminu em Pelotas
O advogado José Antonio San Juan Cattaneo, candidato a vereador pelo PPB em Pelotas com uma plataforma em defesa dos homossexuais, sofrerá um processo do tribunal de ética e disciplina da OAB-RS (Ordem dos Advogados do Brasil). Se condenado, ele pode ser proibido de advogar por até um ano.
O presidente do tribunal de ética da entidade, Antonio Carlos Martins, que pediu a instauração do processo, disse ontem que Cattaneo teve uma "conduta escandalosa" ao tirar fotografias, na praça central da cidade, vestindo apenas tanga, botas, capa aberta e gravata.
Segundo Martins, a atitude foi "absolutamente indecente e incompatível" com a postura de um profissional do direito.
"Não tenho nada contra os homossexuais, mas não é admissível que um advogado se comporte dessa maneira", declarou.
Cattaneo, 40, condenou a medida. "A OAB fala em garantia dos direitos individuais e é a primeira a pensar em me processar. Não concorro como advogado nem para os advogados", disse ele, para quem a foto teve um "caráter simbólico de se desnudar dos preconceitos".
O candidato, que não se assumiu como homossexual, diz que Pelotas poderia tirar proveito econômico da "fama nacional" de ser reduto de gays.
"Precisamos de leis municipais que garantam respeito aos direitos dos homossexuais, que precisam ser recebidos com hospitalidade e educação." Para ele, a cidade carrega a fama de abrigar muitos homossexuais como um fardo, devido à predominância do preconceito.
"Defender os gays na Bahia, tomando água de coco na praia sob um sol de 40ºC, é uma coisa; batalhar por eles aqui, no frio e com o preconceito enraizado, é outra bem diferente", declarou.
Pelotas (255 km ao sul de Porto Alegre) possui o terceiro maior eleitorado do Rio Grande do Sul, com 218.968 eleitores, dos quais 102.801 homens e 116.167 mulheres.


Texto Anterior: Acusados negam favorecimento de empresas
Próximo Texto: Candidato faz campanha com fato de ser gay
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.