São Paulo, sábado, 16 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hotentotes são uma etnia do sul da África

DA REDAÇÃO

Os hotentotes constituem uma etnia negra, nativa da África do Sul, de cultura bastante primitiva. Caracterizam-se pela vida nômade, baseada na caça e na coleta, hoje combinada com a atividade pastoril e cultivos itinerantes.
Sua menção por Itamar talvez tenha alguma relação com sua cor (já que FHC costuma se autodenominar "mulatinho" e "africaninho") e seu primitivismo cultural.
O contato com os europeus obrigou-os a se refugiar cada vez mais no interior (no sul da Namíbia e em Botsuana). Dizimados por guerras e por doenças, constituem hoje uma parcela reduzida da população desses países.
Já os botocudos são índios nativos do Brasil, também conhecidos como aimorés ou tapuias. Antes da chegada dos portugueses ao Brasil, ocupavam o litoral brasileiro da Bahia ao Vale do Rio Doce, no Espírito Santo, de onde foram expulsos no ciclo do café.
O naturalista inglês Charles Darwin, no livro "A Descendência do Homem" (1871), descreve os índios que vira em uma viagem: "Os botocudos vagam por florestas quentes do interior e se alimentam de vegetais".


Texto Anterior: Questão agrária: Itamar pede inspeção fiscal da fazenda de filhos de FHC
Próximo Texto: Itamar precisa de tratamento, diz senador
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.