São Paulo, sábado, 16 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUARULHOS
Prefeito acusa seus concorrentes de armação
Candidato à reeleição enfrenta o 6º processo de impeachment

FLÁVIA SANCHES
FREE-LANCE PARA A FOLHA


O prefeito Jovino Cândido (PV), candidato à reeleição em Guarulhos com 14% das intenções de voto na última pesquisa Datafolha, é alvo do sexto processo de cassação este ano, a três meses para o fim de seu mandato.
Há duas semanas, a Câmara Municipal aprovou a instalação de uma comissão processante para investigar por que Jovino deixou de investir 25% na Educação, contrariando o artigo 212 da Constituição Federal.
Jovino responsabiliza os candidatos Paschoal Thomeu (PTB), com 37% das intenções de voto, e Elói Pietá (PT), que tem 26%, pelo processo. "Eles querem polarizar a disputa entre eles."
A ata de presença da votação mostra que nove desses vereadores são aliados de Thomeu e um de Pietá.
"Ele quer fazer política eleitoral com o episódio, já que ele não entusiasmou a população", afirmou Elói Pietá. "Jovino se liquida sozinho, não preciso fazer nada", disse Paschoal Thomeu.
Após notificar o prefeito, a comissão formada por três vereadores que apóiam Thomeu terá 90 dias para investigar e entregar um relatório. O relator, Wanderley Figueiredo (PL), diz que não conseguiu notificar Jovino. "Vamos publicar um edital nos jornais."
Se o edital fosse publicado na próxima segunda-feira. Jovino teria até dia 28, dois dias antes das eleições, para apresentar a defesa. A comissão então teria até dia 18 de dezembro para apresentar o relatório. A Câmara teria só os 13 dias finais de mandato para votar a cassação do prefeito.


Texto Anterior: Maluf afirma que patrulhamento gerou apoio de coronel a Alckmin
Próximo Texto: Panorâmica: Formulário para justificar ausência estará disponível na segunda-feira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.