São Paulo, sábado, 16 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Justiça pode libertar seis militantes do MST



DA AGÊNCIA FOLHA,

EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

Os seis militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra que entraram ontem no segundo dia de greve de fome na penitenciária de Itapetininga (SP) talvez possam esperar o julgamento do recurso em liberdade.
Eles estão presos há um ano. Cumprem penas que variam de 8 anos a 10 anos por depredar o pedágio de Boituva (SP), em novembro de 1999. A possibilidade de libertação foi apontada pelo presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, o desembargador Márcio Martins Bonilha, em reunião realizada ontem com dirigentes estaduais do MST e os atores Angelo Antonio e Letícia Sabatella.
Segundo Antonio, o presidente do TJ disse que não seria possível antecipar o julgamento do recurso, previsto para fevereiro, mas uma apelação à juíza Ana Cristina Paz Neri, de Boituva, que julgou o caso em primeira instância, poderia resultar na liberdade dos militantes. Caso a juíza se negue a conceder a liberdade provisória, o MST vai entrar com pedido de habeas corpus para os presos.
No recurso a ser julgado no TJ, os advogados do MST alegaram que a condenação é política porque não há provas contra os réus. O procurador de Justiça José Ricardo Peirão Rodrigues concordou com os argumentos e pleiteou em seu parecer a absolvição dos acusados dos crimes de roubo e incêndio por falta de provas.
Rodrigues afirmou que os réus devem ser soltos porque já cumpriram a pena estabelecida pelo crime de dano, único em que há provas para condená-los.
Edmar Pereira dos Santos, Valquimar Reis Fernandes, Rosalino Bispo de Oliveira, Odair Morais da Rosa, Elvis Ferreira Lima e Benedito Ismael Alves estão recusando todas as refeições desde quinta-feira. Ontem, eles foram transferidos para a enfermaria da penitenciária, onde vão ficar sob os cuidados de médicos e enfermeiras . Segundo o diretor da cadeia, Élio Silvagni Filho, a medida visa resguardar a saúde dos presos, que segundo ele têm excelente comportamento. (ELIANE SILVA)










Texto Anterior: Questão agrária: Acordo amplia reforma agrária no Pontal
Próximo Texto: Gasto social: Governo divulga "empenho" de FHC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.