UOL

São Paulo, sexta-feira, 17 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CANDIDATOS

Para Renan, PMDB está na mesma direção

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Embora não tenha conseguido a indicação pela bancada do PMDB para presidir o Senado, Renan Calheiros tornou-se o novo interlocutor do partido junto ao governo. Ele insiste que sua candidatura está mantida e que, no cargo, ajudará a aprovar as reformas. (RAYMUNDO COSTA e RAQUEL ULHÔA)
 

Folha - O senhor queria a indicação do candidato hoje. O que deu errado?
Renan Calheiros
- A reunião demostrou inequivocamente que a maioria do partido está afinada na mesma direção. Conseguiu quórum para deliberar.
Como líder da bancada, alguém que tem mais responsabilidades do que as responsabilidades da própria candidatura à presidência do Senado, resolvi atender o apelo para não deliberarmos hoje.

Folha - É uma derrota?
Renan
- É um gesto pela paz, pela concórdia e pela coesão, que devem ser colocados acima de qualquer questão de interesse pessoal. Mantivemos a maioria intacta e mostramos que tínhamos quórum para deliberar.
Nosso compromisso é com a concórdia, não queremos confronto, seria um ato radical.

Folha - E agora?
Renan
- Continuará tendo uma relação institucional, vamos reabrir todas as conversas.
A minha candidatura, como conseqüência do desejo da vontade da maioria do partido, está preservada.

Folha - A interferência do governo foi legítima?
Renan
- Se há interferência, há também equívocos. O nosso campo de convergência é muito maior do que o campo de convergência do outro candidato.

Folha - Sua candidatura é de oposição ao governo?
Renan
- Entendo que o papel do Senado será um papel preponderante. Nós precisamos ajudar o país, colaborar com o novo governo, aprovar as reformas, manter a estabilidade econômica e avançar no rumo da erradicação da fome e da miséria.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Sarney diz que unirá partido sem "traumas"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.