UOL

São Paulo, sexta-feira, 17 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sarney diz que unirá partido sem "traumas"

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O senador José Sarney assumiu o discurso de vitorioso após a reunião da bancada do PMDB, acenando com gestos de conciliação ao grupo de Renan Calheiros. Afirma que vai buscar a unidade do partido em torno do seu nome, sem que fiquem "traumas".
 

Folha- O senhor havia previsto falta de quórum, mas a reunião foi realizada. Foi uma vitória parcial?
José Sarney
- Deu tudo certo. O que queríamos era adiar a escolha do candidato. A realização da reunião foi uma saída para não esmagar o partido.

Folha - E agora? Sarney - A próxima etapa é construir a unidade do partido em torno do meu nome, sem nenhum desgaste ao líder Renan Calheiros, ao qual ninguém tem restrições. No dia 31 não vai ter confrontação. Vamos buscar consenso em torno do meu nome.

Folha- A interferência do governo foi legítima?
Sarney
- Ninguém poderia jamais pensar que, entre um candidato que apoiou o presidente Lula e acreditou no seu programa de governo e outro candidato qualquer, a simpatia do governo ficasse com o outro. Ficaria mal para o próprio PT.

Folha - A partir de agora, como o senhor vai buscar a unidade ""sem traumas", como diz?
Sarney
- Todo mundo sabe que tenho temperamento conciliador. Já procurei todos os senadores da bancada. O resultado da reunião de ontem mostrou que há um sentimento na bancada de consenso em torno do meu nome. No plenário, não tenho conhecimento de nenhum senador que tenha restrição ao meu nome.

Folha - Alguns setores falam em um candidato de conciliação.
Sarney
- Não há mais espaço para isso. Minha candidatura foi lançada para ajudar o país. Se eu admitisse retirá-la, estaria mostrando que fui movido por interesse simplesmente pessoal, quando, na verdade, é um gesto político de apoio ao presidente Lula e de acreditar que eu posso ajudar o Senado.


Texto Anterior: Candidatos: Para Renan, PMDB está na mesma direção
Próximo Texto: Janio de Freitas: Muito além de Sarney
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.