São Paulo, domingo, 17 de fevereiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DEVE CONTINUAR

Hermínia quer mais tempo

DA REPORTAGEM LOCAL

O sistema político-partidário brasileiro é recente e necessita de mais tempo para ser reformado. Essa é a opinião da professora titular de Ciência Política da USP Maria Hermínia Tavares de Almeida. "Nosso sistema é recente. Temos de deixá-lo funcionar por mais tempo para então promovermos uma reforma."
Frequentadora de reuniões acadêmicas com Fernando Henrique Cardoso, ela analisa que a necessidade de haver poucos partidos nasceu nos anos 80, quando o sistema era visto como fragmentado. "A idéia era que, se se reduzisse o número de partidos, haveria maior governabilidade", afirmou.
Os anos 90 teriam mostrado que o sistema político brasileiro pode funcionar com muitos partidos. O exemplo disso seria a era FHC, quando o presidente conseguiu a aprovação da maior parte dos projetos que lhe interessavam.
Para Maria Hermínia, o financiamento público de campanha deveria ser examinado agora. "Os outros não atrapalham o funcionamento da democracia."


Texto Anterior: Deve mudar: Benevides quer lista fechada
Próximo Texto: No planalto: Asmodeu livra universidade católica do pecado filantrópico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.