São Paulo, quinta-feira, 17 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Oposição diz que derrota foi do PT e do governo Lula

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A oposição rebateu ontem no Senado a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que a eleição do deputado Severino Cavalcanti (PP-PE) para a presidência da Câmara não foi uma derrota do governo, e sim do PT.
"Foi derrotado tanto o PT quanto o presidente da República. Em uma eleição importante como essa o presidente vai para a Venezuela", disse o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA).
Todos os discursos apontaram a falta de representatividade dos partidos e a fraqueza das lideranças políticas na Câmara: "O que se processou ali foi o desmanche de partidos, de lideranças, de conceitos", disse o líder da minoria, senador Sérgio Guerra (PSDB-PE).
O troca-troca partidário também foi criticado pelos senadores: "Tentaram transformar a Câmara em uma espécie de motel. Vimos deputado ficando em partido por seis horas, uma tarde, algo como uma rapidinha. E ainda assim o governo perdeu", disse o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM).

Quadro de alianças
Por parte do governo, o ministro da Educação, Tarso Genro, avaliou ontem, no Suriname, que a derrota do PT na eleição para a presidência da Câmara se deu porque o partido estava muito voltado para questões internas e não para um outro quadro de alianças que se afigurava. Para ele, o presidente do PT, José Genoino, tem de fazer um debate com a bancada e o Diretório Nacional.
"Olhando a conjuntura política mais como membro do partido e menos como membro de um partido no governo", afirmou.
Genro, que é um dos principais teóricos do PT e membro do Diretório Nacional, fez questão de dizer que falava como petista e não como integrante do governo.
Tarso Genro isentou de culpa o deputado Virgílio Guimarães (MG), que insistiu em sua candidatura avulsa.


Colaborou CHICO DE GOIS, enviado especial ao Suriname


Texto Anterior: Eleito gastou R$ 63 mil na eleição em 2002
Próximo Texto: Ronivon se filia ao PMDB, que se enrola com líder
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.