São Paulo, sábado, 17 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atos lembram mortos há oito anos no Pará

DA AGÊNCIA FOLHA

O MST espera reunir hoje 5.000 pessoas em ato ecumênico na curva do "S", na rodovia PA-150, zona rural de Eldorado do Carajás (a 768 km de Belém, no Pará), em memória de 19 sem-terra mortos há oito anos.
Os sem-terra morreram em confronto com a Polícia Militar em 17 de abril de 1996, em ação para desobstrução da estrada, ordenada pelo então governador Almir Gabriel (PSDB). Nenhum policial até hoje foi condenado definitivamente, apesar da repercussão internacional do episódio.
Desde ontem, cerca de 2.500 pessoas já estavam no local. Uma parte, cerca de 1.200 pessoas, foi em marchas pela PA-150. Para hoje era esperada a chegada de outras mil pessoas e manifestantes vindos da mobilização da CPT (Comissão Pastoral da Terra). O ato ocorrerá no Memorial dos Mortos de Eldorado do Carajás. Eles também organizam ato hoje em Belém.
Ontem, a Câmara dos Deputados fez uma homenagem no plenário. Foram distribuídas flores brancas a 200 sem-terra. Cinco deputados compareceram. Houve atos em Recife (PE), em Nossa Senhora da Glória e Japaratuba (SE) e em Itabuna e Itamaraju (BA).


Colaborou a Sucursal de Brasília


Texto Anterior: Campo minado: MST bloqueia ferrovia e faz mais 6 invasões
Próximo Texto: Caso Santo André: Laudos não elucidam "tortura" de Daniel
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.