São Paulo, segunda-feira, 17 de maio de 2004

Texto Anterior | Índice

CONGRESSO

Requerimento foi de 4 partidos; projeto beneficia Sarney e João Paulo

Câmara deve votar reeleição na quarta

RAYMUNDO COSTA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O projeto que permite a reeleição dos presidentes do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP), passa por seu primeiro teste depois de amanhã, quando deve ser votado na Câmara a pedido de quatro partidos. O requerimento para a votação foi encaminhado por PP, PL e PTB, partidos da base do governo no Congresso, e pelo PFL, da oposição. O governo lavou as mãos em relação à tramitação da emenda, que precisará de 308 votos para aprovação.
João Paulo pretende colocar o projeto na pauta desta quarta-feira, mas admite que a votação possa ficar para a próxima semana.
A emenda divide as bancadas na Câmara, independentemente da posição de cada uma em relação ao governo. Mas o problema maior é o da divisão entre os aliados do presidente Lula, que ameaçam se voltar contra o governo se identificarem ação do Planalto em favor de um ou outro lado.
Nas contas dos deputados favoráveis à reeleição, a emenda terá cerca de 335 votos, de todos os partidos. O PT, por exemplo, ajudaria com cerca de 60 de seus 90 deputados. O maior problema para a aprovação é a encarniçada oposição de um senador, Renan Calheiros (AL), líder do PMDB.


Texto Anterior: Administração: "Desvincular mínimo é desatino"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.