São Paulo, sexta-feira, 17 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESCÂNDALO DO "MENSALÃO"/DATAFOLHA

Subiu de 36% para 42% o percentual de entrevistados pelo Datafolha que consideram atuação dos parlamentares ruim ou péssima

"Mensalão" piora imagem do Congresso

DA REPORTAGEM LOCAL

As denúncias do pagamento de um suposto "mensalão" a deputados da base do governo Luiz Inácio Lula da Silva pioraram a imagem do Congresso Nacional.
Segundo pesquisa Datafolha concluída ontem, a parcela de brasileiros que considera a atuação dos parlamentares ruim ou péssima passou de 36%, a poucos dias do escândalo, para 42%, após as acusações do deputado Roberto Jefferson (RJ), presidente do PTB, em entrevistas à Folha.
Trata-se do pior índice de ruim ou péssimo da atual legislatura. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Das 2.124 pessoas entrevistadas pelo instituto entre anteontem e ontem, 38% consideraram a atuação do Congresso regular -o índice anterior era de 42%. A porcentagem dos que acham a atuação boa ou ótima manteve-se em 15%, se comparado ao levantamento anterior, realizado nos dias 31 de maio e 1º de junho passado.
"As denúncias abalaram mais o Congresso Nacional do que o governo Lula", afirmou Mauro Paulino, diretor do Datafolha.
A piora da avaliação dos congressistas foi mais acentuada na Câmara dos Deputados -alvo das denúncias de Jefferson- do que no Senado. No caso dos integrantes da Câmara, 42% consideram sua atuação ruim ou péssima -diante de 38% no início do mês-, 37% a consideram regular, e 15% a avaliaram como boa ou ótima. Para o Senado, os números do levantamento são 36% (ruim ou péssimo), 41% (regular) e 17% (ótimo ou bom). Em ambos os casos, 6% dos entrevistados não souberam responder.
A influência do escândalo do suposto "mensalão" fica clara quando os números são separados por grau de conhecimento em relação às denúncias.
Entre aqueles que disseram não ter tomado conhecimento delas, 27% consideram a atuação do Congresso ótima ou boa, 36% acham que é regular e apenas 25% a avaliam como ruim ou péssima -12% não souberam responder.
Entre os entrevistados que tomaram conhecimento das denúncias, a avaliação é a seguinte: 11% (ótimo ou bom), 39% (regular) e 47% (ruim ou péssimo) -3% não souberam responder.
Entre os que se consideram bem informados, a avaliação dos congressistas é ainda pior: 56% acham que o desempenho dos parlamentares é ruim ou péssimo, 35% o consideram regular, 7% o avaliam como ótimo ou bom e 2% não responderam à pergunta.

Pagamento
Ao serem questionados se achavam que o PT pagava ou não uma mesada aos parlamentares, 56% dos 2.124 entrevistados disseram que sim, 18% afirmaram não acreditar na denúncia de Jefferson e 26% disseram não saber.


Texto Anterior: Denúncia de Jefferson não altera avaliação da gestão Lula
Próximo Texto: Escândalo do "mensalão"/CPI: CPI terá de abordar "mensalão", diz Delcídio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.