UOL

São Paulo, domingo, 17 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Líder sem-teto chegou a São Paulo semi-analfabeta e hoje cursa direito

DA REPORTAGEM LOCAL

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Quando chegou em São Paulo vindo da Bahia, em 1980, Maria das Graças Xavier, 37, tinha concluído apenas a quarta série do ensino fundamental. Ano que vem, a líder sem-teto termina o curso de direito.
Aos 14 anos, Graça -que diz ainda não ter se acostumado com o frio da cidade- foi morar com a irmã mais velha, casada, que morava na capital paulista. "Um mês depois, eu já estava trabalhando", lembra.
Quatro anos mais tarde, em 84, começou a atuar no movimento sindical e na associação de bairro, na Vila Olivieiro (zona sul de São Paulo). Em 86, já era dirigente de um movimento de moradia.
Hoje, Graça é uma das principais lideranças do movimento no país. Integra a executiva da CMP (Central de Movimentos Populares) -que abarca 200 entidades de movimentos sociais urbanos-, composta por nove membros, e a executiva da UMM (União dos Movimentos de Moradia).
Separada, voltou a estudar em 95, após 18 anos longe das carteiras escolares, e está no quinto ano de direito.
Seu filho mais velho, Anderson de Jesus Vieira, 19, estuda medicina em Cuba, beneficiado por uma parceria do governo cubano com a CMP.
Nesse momento, Graça participa da organização dos atos do Grito dos Excluídos -protesto organizado pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e por movimentos sociais no Sete de Setembro.
Um dos objetivos da união dos movimentos sociais, segundo ela, é passar a elaborar sistematicamente projetos de lei de iniciativa popular (que exigem subscrição de 1% do eleitorado em cinco Estados). O próximo a ser apresentado ao Congresso, afirma, deve propor a criação de cotas em todas as universidades públicas para alunos de escolas públicas.



Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: CUT reúne 5.000 em ato em São Gabriel
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.