UOL

São Paulo, domingo, 17 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CUT reúne 5.000 em ato em São Gabriel

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO GABRIEL (RS)

A CUT (Central Única dos Trabalhadores) reuniu cerca de 5.000 pessoas ontem em um ato pela reforma agrária em São Gabriel (RS), do qual participaram os 800 integrantes da marcha que o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) realizou até o município.
Amparados por um acordo judicial, os sem-terra chegaram aos seis hectares do proprietário rural Antônio Carlos Pinto, onde permanecerão por prazo indeterminado. A área fica a três quilômetros do centro de São Gabriel. Seu proprietário, Pinto, é favorável à reforma agrária e à pregação do MST, apesar de se dizer "contrário às invasões de terra".
"Há muita terra ociosa que precisa produzir", disse ele. Além de Pinto, outros três produtores se mostraram solidários ao MST no decorrer da marcha.
Na manhã de hoje, os ruralistas também farão um ato. A manifestação ocorrerá no CTG (Centro de Tradições Gaúchas) Caiboaté e comemorará a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que anulou a desapropriação de 13,2 mil hectares promovida pelo governo federal no Complexo Southall, e protestará contra a proibição ao plantio e comercialização de sementes transgênicas e contra novas vistorias. (LÉO GERCHMANN)


Texto Anterior: Líder sem-teto chegou a São Paulo semi-analfabeta e hoje cursa direito
Próximo Texto: Diplomacia: Sem verba, Itamaraty enfrenta credores
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.