São Paulo, terça-feira, 17 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2004

Pesquisas divulgadas nas duas últimas semanas em 68 municípios indicam que petistas estão em 1º em 13 localidades, e tucanos, em 10

PT e PSDB lideram nas grandes cidades

FERNANDO RODRIGUES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

PT e PSDB são os partidos que mais ocupam posições de liderança em grandes centros urbanos neste início de campanha eletrônica. Segundo pesquisas divulgadas nas últimas duas semanas em 68 cidades, que abrigam 38,2 milhões de eleitores (31,9% do país), o PT está em primeiro ou segundo lugar em 32 localidades. O PSDB vem atrás, com 24 cidades.
A Folha utilizou somente os levantamentos registrados nas Justiças Eleitorais dos Estados.
A exemplo do que ocorre em São Paulo, em outros grandes centros urbanos são sempre os tucanos os principais adversários dos petistas e vice-versa. Nas 13 cidades em que estão na frente nas pesquisas, candidatos do PT são acossados por segundos colocados do PSDB em cinco. Já os tucanos estão em primeiro lugar em dez cidades, sendo que em quatro delas o segundo colocado é do PT.
Todos esses levantamentos mostram como está o quadro eleitoral até ontem, pré-propaganda eleitoral na TV. Também são pesquisas que apenas começam a captar os resultados da divulgação de indicadores econômicos positivos pelo governo federal -que surgiram com mais vigor nas últimas duas semanas.
O PT já entra no processo eleitoral como a sigla que mais governa cidades grandes. Consideradas essas 68 apresentadas hoje, os petistas estão à frente de 24 prefeituras. O pleito de outubro será um teste para verificar se a agremiação do presidente Lula conseguirá se manter forte nas cidades.
Apesar de governar 24 cidades grandes, o PT lidera em apenas 13 delas. A situação já esteve pior, como apontam relatórios internos do partido aos quais a Folha teve acesso. Em abril passado, alguns dirigentes petistas chegaram a prever um grande fracasso em outubro nas eleições municipais.
Dois exemplos são sempre citados pelo PT: São Paulo e Porto Alegre. Em São Paulo, a petista Marta Suplicy assumiu a liderança da disputa no início deste mês, depois de ter ficado atrás de José Serra (PSDB) e perigosamente perto de Paulo Maluf (PP).
Em Porto Alegre, capital governada pelo PT desde 1989, havia uma situação desconfortável até o início de julho. Uma pesquisa do Ibope realizada de 29 de junho e 1º de julho mostrava o petista Raul Pont à frente, com 28%. O segundo colocado, o ex-senador José Fogaça (PPS), era apontado como forte concorrente e tinha 17%. Em 28 de julho, o Centro de Estudos e Pesquisas em Administração, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, fez um levantamento que mostrava Pont com 35,2% contra 13,9% de Fogaça.
Não muito longe do PT e do PSDB está o PMDB, com 17 primeiros e segundos lugares em pesquisas eleitorais em 68 cidades. Ainda assim, o PMDB não disputa com chances reais em duas das três maiores capitais do país: São Paulo e Belo Horizonte.
Depois do PMDB, há uma queda grande na competitividade das outras siglas em grandes cidades. O quarto colocado nessas localidades é o PDT, com seis primeiros lugares e dois segundos lugares. É seguido por PSB e PFL.


Texto Anterior: Após intervenção, Quércia substitui candidatos a vereador na televisão
Próximo Texto: Questão de fé: Maluf afirma estar ao lado de quem combate as forças do mal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.