São Paulo, domingo, 17 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Disputa entre vereadores de SP é dividida em "feudos eleitorais'

DA REPORTAGEM LOCAL

A eleição para o Legislativo em São Paulo é dividida em "feudos eleitorais". Vereadores que se mantêm há várias legislaturas na Câmara Municipal são muito bem votados em bairros específicos da capital paulista, especialmente na periferia. Muitas vezes, eles disputam a mesma região.
Um dos campeões nas urnas é o petista Arselino Tatto, que está no seu quinto mandato. A região da Capela do Socorro (645 mil habitantes) é apelidada de "Tattolândia", o clã dos irmãos Jilmar (deputado federal), Ênio (deputado estadual) e Arselino (vereador).
Nas contas do vereador, cerca de 2.000 moradores da região são fundadores do PT. Tatto também se destaca em Grajaú e Parelheiros.
Na Capela do Socorro, os vereadores Goulart (PMDB) e Edvaldo Estima (PPS) conseguem ameaçar alguns votos de Tatto. Estima tenta, nesta eleição, eleger seu filho Fernando.
Os vereadores têm uma divisão dentro da própria zona sul. Goulart, por exemplo, é responsável por uma faixa de eleitores que vai do largo do Socorro até Parelheiros.
O presidente da Câmara, Antonio Carlos Rodrigues (PR) começa sua área de influência a partir da ponte João Dias, seguindo pelo entorno da estrada de Itapecirica até o Capão Redondo. Milton Leite (DEM) é o mais forte no M'Boi Mirim.
Apesar de terem um acordo tácito de não-invasão de áreas alheias, os vereadores competem pelos mesmos votos em regiões limítrofes. "O povo cobra a atuação do vereador na região. Quem não tiver serviço efetivamente prestado vai se dar mal", diz Leite.
Na zona leste, Wadih Mutran (PP) foi chamado na Câmara de o "rei da Vila Maria". Na última eleição, ele também foi o mais votado em Jaçanã.
Nas ruas da Penha e do Tatuapé, carros com adesivos de Toninho Paiva (PR) são vistos a toda hora. O comerciante tenta o seu quinto mandato, após receber 45 mil votos em 2004. Myryam Athie (PDT), que teve 26 mil votos na última eleição, disputa com Paiva cabos eleitorais e eleitores na região.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Eleições 2008/São Paulo: TV impulsiona, mas não garante vitória
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.