São Paulo, sexta-feira, 17 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petista "rifada" pelo PT é apoiada por 35 deputados

DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

Trinta e cinco deputados federais do PT assinaram um manifesto, divulgado ontem, contra a pressão feita pela cúpula do próprio partido para forçar a renúncia de Luizianne Lins, candidata petista à Prefeitura de Fortaleza.
Cinco deles estiveram ontem na capital cearense e cobraram de dirigentes nacionais do partido, entre eles o ministro José Dirceu (Casa Civil) e o presidente do PT, José Genoino, desculpas por manifestar apoio ao candidato do PC do B, Inácio Arruda, e não à candidata petista. "Acho que o nosso ministro José Dirceu, que patrocina o candidato de outro partido, errou e deve desculpas a Luizianne. Afinal, mais do que ministro, ele é dirigente petista, foi presidente do PT durante oito anos e tem que entender que a base partidária tem de ser respeitada", disse Ivan Valente (PT-SP).
Dirceu esteve há duas semanas em Fortaleza para participar da campanha de Inácio. Depois disso, na última terça-feira, Genoino cobrou a renúncia de Luizianne, ao afirmar que ela se comprometera a desistir caso não estivesse entre os primeiros colocados nas pesquisas de intenção de voto. Essa foi mais uma ação para tentar salvar Inácio, que tem perdido pontos nos últimos levantamentos. Na última pesquisa Ibope, divulgada na semana passada, Inácio aparecia com 22%, atrás de Antônio Cambraia (PSDB), com 29%. Luizianne tinha 9%.
Para Nazareno Fonteles (PT-PI), a pressão pela desistência da candidata petista é só mais um capítulo da série de erros cometidos pela cúpula do partido. A ação para esvaziar a campanha de Luizianne foi chamada de preconceituosa e machista pela deputada federal Maninha (PT-DF). "Queria ver se ela não fosse mulher, aparentemente frágil, se fariam o que estão fazendo." (KF)


Texto Anterior: Eleições 2004/Campanha: Lula recebe Pellegrino, mas não grava apoio
Próximo Texto: Peemedebista lidera com 38% em Goiânia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.