UOL

São Paulo, sexta-feira, 17 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

NORDESTE

Cidade natal de Lula sofre com estiagem
Um dos 18 municípios de Pernambuco com decreto homologado de situação de emergência em razão da seca, Caetés, terra natal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sofre com a falta de água. O prefeito José Luiz de Lima Sampaio (PT) disse ontem que não há água nas torneiras desde junho. Os 7.500 habitantes dependem dos carros-pipa contratados pela prefeitura e pelo Estado. Sem chuva, 80% da safra agrícola do município se perdeu. Sampaio disse que está usando recursos do Fundo de Participação dos Municípios para pagar os carros-pipa: "A situação é precária".
Em todo o Estado, cerca de 25% dos municípios já decretaram situação de emergência. São 47 cidades que reivindicam água e cestas básicas, principalmente para os moradores da zona rural, os mais prejudicados.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), em Recife, informou que a seca no sertão persistirá pelo menos até o final de dezembro. A seca no Nordeste começa em maio, mas os meses críticos vão de setembro a dezembro, quando a água acumulada no início do ano acaba nos reservatórios. (DA AGÊNCIA FOLHA)

Texto Anterior: Outra área pode ser reduzida no PA
Próximo Texto: Social: Combater a fome é investir em saúde, afirma Graziano
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.