UOL

São Paulo, sexta-feira, 17 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outra área pode ser reduzida no PA

DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de reduzir a Terra Indígena Baú, em Altamira (PA), o governo federal vai receber pedido de fazendeiros e parlamentares petistas para rever os limites de outra área indígena, a Cachoeira Seca, em Uruará (PA), dos índios araras. A informação é do deputado federal Zé Geraldo (PT-PA), que representa interesses de produtores rurais e prefeituras da região em reuniões com integrantes do governo em Brasília.
O deputado, que é pequeno produtor rural e possui cem hectares de terra em Medicilândia, município próximo da reserva, afirmou que o presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Mércio Pereira Gomes, sugeriu que ele discutisse a proposta sobre os novos limites da reserva com os líderes indígenas. Depois disso, se os índios concordassem, o governo tomaria uma decisão.
"Há uma conclusão da própria Funai de que uma linha seca que foi apontada [como divisa] por um antropólogo que passou por lá é uma coisa totalmente errada. A própria Funai vai rever isso", alegou o deputado federal.
Geraldo defende uma redução de aproximadamente 228 mil hectares da área (30% do total de 760 mil hectares). A Cachoeira Seca foi declarada área indígena em portaria ministerial de 22 de janeiro de 1993. Vivem lá cerca de 70 índios araras. O estudo antropológico apontou que aproximadamente 1.800 famílias de agricultores foram assentadas na área pelo regime militar (1964-85).
O presidente interino da Funai, Roberto Lustosa, disse anteontem que desconhecia os termos da reunião supostamente mantida entre o deputado Geraldo e o presidente da Funai, que, desde anteontem, está na Colômbia a trabalho e não foi localizado. Lustosa afirmou não ter conhecimento da proposta dos fazendeiros de Uruará. Ele disse que o setor fundiário da Funai "tem a intenção" de começar a demarcação física de Cachoeira Seca ainda em 2003.

Texto Anterior: Questão indígena: Acordo para redução de reserva é anulado
Próximo Texto: Panorâmica - Nordeste: Cidade natal de Lula sofre com estiagem
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.