São Paulo, sexta-feira, 17 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÃO

TSE revoga decisão do TRE-SP e cancela segundo turno no município de Mauá
Em uma derrota jurídica do petista Márcio Chaves, candidato cassado à prefeitura de Mauá, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) revogou ontem à noite a decisão do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) que permitia a realização do segundo turno das eleições, com a sua participação na disputa.
Por decisão unânime, o plenário do TSE acolheu um pedido do adversário dele, o ex-prefeito Leonel Damo (PV), e lhe assegurou o direito de assumir o cargo, conforme decisão da juíza eleitoral de primeira instância Ida Inês Del Cid.
Chaves e Damo disputariam o segundo turno, mas o petista teve sua candidatura impugnada pelo TSE, que interpretou que a exposição "Túnel do Tempo", organizada pela prefeitura para comemorar os 50 anos de emancipação da cidade, tinha fins de promoção eleitoral. O candidato do PT era vice-prefeito.
A cassação ocorreu no dia 28 de outubro, três dias antes da eleição, e foi aprovada em votação dividida: 4 votos contra 3. Desde então o petista tenta reverter a derrota jurídica. Após a condenação no TSE, a juíza eleitoral de Mauá proclamou o resultado das eleições, dando vitória ao candidato do PV, que teve 79.584 votos, contra os 91.910 recebidos por Chaves.
Agora, o candidato petista aguarda julgamento de seu recurso no Supremo Tribunal Federal. (DA SUCURSAL DE BRASÍLIA)


Texto Anterior: Brasil profundo: Acusado de matar fiscais é solto em Minas
Próximo Texto: Sombra no Planalto: Cúpula da PF "rejeita" inquérito de Waldomiro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.