São Paulo, domingo, 18 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IMPRENSA

A cerimônia, que acontece hoje à tarde na Sala São Paulo, contará com a participação de sete líderes religiosos

Ato multirreligioso celebra 80 anos da Folha

DA REPORTAGEM LOCAL

A Folha, que completa 80 anos amanhã, comemora o aniversário hoje à tarde com uma celebração multirreligiosa. O ato, restrito a convidados e marcado para as 16h, ocorre na Sala São Paulo (praça Júlio Prestes, centro).
Sete líderes religiosos irão conduzir o evento. Representarão a Igreja Católica, o judaísmo, o protestantismo, o islamismo, a Igreja Apostólica Armênia, as religiões afro-brasileiras e o budismo.
Cada celebrante vai proferir, primeiro, uma mensagem ou prece. Depois, haverá uma oração conjunta, que invocará a amizade, o conhecimento, a dignidade, a fraternidade, a igualdade, a justiça, a liberdade, a paz, o respeito e a tolerância.
Dom Fernando Figueiredo, bispo da diocese de Santo Amaro, presidirá a cerimônia. Ele irá representar não apenas a Igreja Católica, como também o arcebispo de São Paulo, dom Cláudio Hummes, que está em Roma, onde receberá o título de cardeal na próxima quarta-feira.
Majoritária no país, a Igreja Católica Apostólica Romana soma cerca de 127 milhões de fiéis (75% da população brasileira).
Essa estimativa é dos sociólogos Reginaldo Prandi e Antônio Flávio Pierucci, autores do livro "A Realidade Social das Religiões no Brasil".
Além de dom Fernando, outros dois adeptos do cristianismo participarão do ato multirreligioso: o pastor Rolf Schünemann e dom Datev Karibian.
Doutor em teologia, Schünemann pertence à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e representará o protestantismo.
Dom Datev, nascido na Síria, é o arcebispo-primaz da Igreja Apostólica Armênia no Brasil.
Os luteranos, como os demais protestantes, rejeitam o culto a Maria e aos santos -duas marcas do catolicismo.
Já os armênios apostólicos, que chegaram ao Brasil durante a década de 30, cultivam os mesmos sacramentos e dogmas dos católicos apostólicos romanos. Entretanto não se subordinam ao papa e têm um patriarca próprio (o atual chama-se Karekin 2º).
O representante do judaísmo no ato multirreligioso será o rabino Henry Sobel. De ascendência polonesa, nasceu em Lisboa e se criou em Nova York. Vive no Brasil desde 1970 e preside há 17 anos o Rabinato da Congregação Israelita Paulista. É também membro do Conselho Executivo do Congresso Judaico Mundial.
O islamismo -religião monoteísta como o judaísmo e o cristianismo- estará representado pelo xeique Armando Hussein Saleh. Ele integra o Conselho Superior da Mesquita Brasil, em São Paulo. Tal mesquita, criada há 70 anos no bairro do Cambuci, é a primeira da América Latina.
O babalorixá Pércio de Xangô, que dirige a Entidade de Caridade Ilê Alaketu Axé Xangô, em São Bernardo do Campo, na região do ABC, representará as religiões afro-brasileiras. Filho de pai kardecista, travou os primeiros contatos com o candomblé ainda menino, na Bahia.
A celebração dos 80 anos contará também com a presença da monja Coen Murayama. Ela é missionária da tradição Soto Zen, do Japão, corrente budista que enfatiza a meditação como meio de o adepto atingir a iluminação.
"É muito importante que a mídia estimule a aproximação entre as diversas religiões. Eventos como o de hoje à tarde são um testemunho de amor ao próximo e de respeito ao diferente", diz o padre José Bizon, responsável pelo diálogo inter-religioso na arquidiocese paulistana.

Coral
A cerimônia será iniciada com a execução do Hino Nacional pela Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, sob a regência de João Maurício Galindo.
O Coral Resistência Negra, regido por Moisés da Rocha, e o Coral Sinfônico do Estado de São Paulo, sob o comando de Naomi Munakata, também irão se exibir.


Leia o caderno especial "Tudo sobre a Folha"


Texto Anterior: No Planalto - Josias de Souza: Retrato da família (política) de Fernando Henrique 2º
Próximo Texto: Conheça os participantes do ato multirreligioso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.