São Paulo, domingo, 18 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IMPRENSA

Nova edição da obra, referência para o jornalismo brasileiro, tem como público-alvo profissionais e leitores

Folha lança novo "Manual da Redação"

DO PROGRAMA DE QUALIDADE

A Folha, 80, refez e ampliou seu "Manual da Redação". A nova edição da obra, referência para o jornalismo brasileiro, tem 392 páginas, inteiramente coloridas, e contém uma série de novidades em relação ao manual anterior (veja quadros nesta página).
A versão 2001 é a quarta desde o início do projeto editorial da Folha; as anteriores datam de 1984, 1987 e 1992. Seu sucesso dentro e fora do meio jornalístico fez com que o novo manual fosse escrito tendo em mira dois públicos-alvos: profissionais e leitores.
Para Carlos Eduardo Lins da Silva, 48, diretor-adjunto de Redação do jornal "Valor" e coordenador da comissão que redigiu o novo manual, o aprofundamento do "caráter enciclopédico" é um traço marcante da edição -por exemplo, na parte dos anexos, que abrange vários assuntos, de gramática a termos médicos, jurídicos e do noticiário econômico.
"A preocupação em atender ao público externo não existia na primeira nem na segunda versão. Como a segunda, de 1987, atraiu muito o interesse dos leitores, a terceira e a quarta já foram feitas pensando bastante neles", afirma.
Ana Astiz, 34, diretora da Publifolha -editora responsável pelo lançamento do livro-, também aposta na utilidade do manual para o público leitor: "Hoje, a Internet e os e-mails voltaram a popularizar a escrita. Escrever bem e com precisão é ainda mais importante do que era há cinco anos".

As mudanças no projeto
Lins da Silva, que participou da elaboração das três edições anteriores, aponta as diferenças entre elas: "A primeira, de 1984, era mais doutrinária, por ter sido lançada com o novo projeto. A segunda tinha como objetivo ser mais prática, e a terceira reforçava esse caráter de consulta".
Para o jornalista, a nova versão, embora prática, recupera algo do tom doutrinário das primeiras edições. "Mas de uma forma mais suave. O próprio projeto tornou-se mais suave", avalia, referindo-se à última versão do Projeto Folha, divulgada em 1997 e reproduzida na abertura do manual.
Lins da Silva acredita que a versão 2001 -cujo principal objetivo foi traduzir esse novo projeto para o cotidiano dos jornalistas- não provocará tantas discussões quanto as anteriores. "As idéias do Projeto Folha já foram assimiladas; hoje, elas são menos controvertidas do que nos anos 80."


Livro: "Manual da Redação"
Editora: Publifolha
Quanto: R$ 29,90 (392 págs.)
Onde encontrar: em livrarias de todo o país, pelo televendas (0800-140090) ou pelo site da Publifolha (www.publifolha.com.br)


Texto Anterior: Algumas fotos da mostra "Folha em Imagens"
Próximo Texto: Nova versão reafirma princípios do jornal
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.