São Paulo, domingo, 18 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova versão reafirma princípios do jornal

DO PROGRAMA DE QUALIDADE

Os trabalhos da comissão designada pela Direção de Redação da Folha para fazer o novo manual começaram em março de 1998.
Comandada por Carlos Eduardo Lins da Silva -na época, correspondente da Folha em Washington (EUA)-, a comissão foi composta pelos jornalistas Alcino Leite Neto, Ana Estela de Sousa Pinto, Armando Antenore, Edney Cielici Dias, Lucia Reggiani, Luiz Caversan e Rogério Ortega.
No início, definiram-se as linhas gerais de reformulação da obra. Foram mantidas as diretrizes do projeto editorial da Folha: produzir um jornalismo crítico, moderno, pluralista e apartidário. Dividiu-se o manual em quatro capítulos e 12 anexos. A comissão debateu, em várias reuniões, todas as mudanças propostas; algumas delas foram levadas a votação.
Todo o manual foi submetido à aprovação de um colegiado composto pelo diretor de Redação da Folha, Otavio Frias Filho, e pelos então secretários de Redação do jornal, Eleonora de Lucena (hoje editora-executiva) e Josias de Souza (hoje diretor da Sucursal de Brasília). Textos, mapas, tabelas e gráficos foram revisados, em diferentes etapas, pelo Programa de Qualidade, pelo Controle de Erros da Folha e pela Publifolha.
Para auxiliar na elaboração dos anexos, bastante ampliados na versão 2001, o jornal convidou 21 especialistas de diversas áreas. O manual traz textos escritos pelo professor de português Pasquale Cipro Neto, pelos advogados Luís Francisco Carvalho Filho e Walter Ceneviva, pelos médicos Julio Abramczyk e Jairo Bouer, pelo geógrafo Demétrio Magnoli e pelo jornalista Paulo Daniel Farah.
Os anexos foram revisados por David Uip, médico; Eduardo Giannetti e Gilson Schwartz, economistas; Ives Gandra da Silva Martins e René Ariel Dotti, advogados; Celso Pinto, jornalista; Antônio Flávio Pierucci, sociólogo; Pierre Sanchis, antropólogo; Roberto Romano, filósofo; José Dutra Vieira Sobrinho, matemático; Francisco Savioli e Thaís Nicoleti, professores de português; Dalton de Andrade e Julio Singer, professores do Instituto de Matemática e Estatística da USP.


Texto Anterior: Folha lança novo "Manual da Redação"
Próximo Texto: Jornalistas avaliam relevância de manuais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.