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Jornalistas avaliam relevância de manuais
DO PROGRAMA DE QUALIDADE
A atividade jornalística envolve,
ao mesmo tempo, precisão e criatividade: exige-se que os textos sejam tão exatos quanto bem escritos. O próprio jornal precisa conciliar dois objetivos que soam antinômicos, diversidade e unidade.
Essa ambivalência torna mais
difícil a elaboração de manuais.
Até que ponto a fixação de regras
de conduta e a definição de padrões, ambas indispensáveis, inibem a criatividade do jornalista?
O diretor de Redação do jornal
"O Estado de S.Paulo", Sandro
Vaia, defende os manuais como
balizadores do trabalho jornalístico, desde que não se tornem camisas-de-força -opinião compartilhada por Graça Caldas,
coordenadora do curso de jornalismo da Universidade Metodista
de São Paulo. Vaia acredita que o
"culto fundamentalista" aos manuais pode produzir "o efeito perverso de engessar o texto e transformá-lo numa entediante ata".
Jair Borin, chefe do Departamento de Jornalismo da Escola de
Comunicações e Artes da USP, vê
os manuais como fundamentais
para conduzir o fazer jornalístico.
Já Sandra de Deus, chefe do Departamento de Comunicação da
Faculdade de Biblioteconomia e
Comunicação da Universidade
Federal do Rio Grande do Sul, diz
que eles surgiram para "engessar"
a atividade do jornalista, mas ressalva que, hoje, são uma referência para consulta permanente.
Pioneirismo da Folha
O caráter pioneiro do manual
da Folha é assinalado por Eduardo Refkalefsky, coordenador do
curso de Jornalismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro:
"Foi o primeiro a mostrar explicitamente normas e procedimentos. No Brasil, achava-se que o
jornalista deveria trabalhar artesanalmente, dependendo do voluntarismo e da iniciativa individual. A Folha rompeu com esse
paradigma em escala industrial".
Para Borin, os procedimentos
fixados em sucessivas edições do
manual melhoraram a produção
da Folha. Erasmo de Freitas Nuzzi, diretor da faculdade Cásper Líbero, vê no manual do jornal "um
instrumento da mais alta eficiência" para a padronização de estilo.
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