São Paulo, Domingo, 18 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente fala em mandar tropas ao Timor

do enviado especial

O presidente Fernando Henrique Cardoso anunciou ontem a disposição do governo brasileiro de enviar uma missão policial-militar, sob mandato das Nações Unidas, para o Timor Leste.
Trata-se de um ilhota de cerca de 800 mil habitantes, que foi de Portugal até 1975, foi depois ocupada e anexada pela Indonésia e, agora, vive uma situação de conflito agudo entre os que querem a independência e os que defendem a integração definitiva com a Indonésia.
No início do mês, milícias armadas fizeram uma matança de 62 pessoas, aparentemente independentistas, em operação pela qual o primeiro-ministro português, António Guterres, responsabilizou "inteiramente a Indonésia, que armou as milícias". Guterres e FHC fizeram tais declarações em entrevista coletiva conjunta, ontem, no encerramento da Cúpula Brasil-Portugal, em Lisboa.
A declaração conjunta dos dois países, emitida também ontem, contém um apelo "às autoridades da Indonésia no sentido de pôr cobro à crescente violência contra a população que se vem registrando no território".
Brasil e Portugal pedem também que o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, obtenha da Indonésia, "com a maior brevidade", autorização para uma presença permanente da ONU em Timor Leste.
Seria no âmbito dessa força de paz que o Brasil engajaria a tropa policial-militar a que se referiu o presidente brasileiro. (CR)

Texto Anterior: FHC critica "invasão" da casa de Lopes
Próximo Texto: Para PF e Ministério Público, é difícil comprovar vazamento
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.