São Paulo, sábado, 18 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itamar lança campanha sem Newton

da Agência Folha, em Ouro Preto (MG)

O ex-presidente Itamar Franco (PMDB) lançou oficialmente ontem sua campanha ao governo de Minas na cidade histórica de Ouro Preto (98 km de Belo Horizonte), sem a presença do vice, o ex-governador Newton Cardoso.
O ex-governador tem forte rejeição em Belo Horizonte e cidades próximas. Os peemedebistas argumentaram que, devido ao curto tempo da campanha, os dois (Itamar e Newton) decidiram visitar cidades diferentes para abranger todo o Estado, que tem 853 municípios, até o dia das eleições.
"Vamos dividir as tarefas. Possivelmente, ele (Newton) visitará as regiões norte e nordeste do Estado e eu, o Triângulo Mineiro, o sul e a Zona da Mata", justificou o ex-presidente.
Questionado se a presença do vice não era importante, Itamar respondeu: "A chapa de governador é acoplada. Votando no governador você está votando no vice, o que permite que Newton caminhe em um sentido e eu, em outro".
Newton não foi a única ausência do PMDB. De figuras expressivas do partido, além do ex-presidente, estavam apenas o deputado federal Armando Costa (presidente regional) e o candidato ao senado José Alencar Gomes da Silva.
Os compromissos de Itamar em Ouro Preto ontem começaram às 10h e foram encerrados às 17h30. Newton Cardoso só foi representando à tarde, a partir das 15h, durante um evento no Cine Vila Rica, quando Itamar e outros políticos fizeram discursos.
Irã Cardoso, irmão de Newton e um dos coordenadores da campanha, ficou na platéia. Quando foi convidado para falar, disse que o irmão demonstrou grandeza ao abrir mão da cabeça de chapa quando já estava com a campanha articulada.
Itamar ficou satisfeito com o primeiro teste nas ruas. Ele visitou três igrejas, uma feira de artesanato e o museu da Inconfidência e fez uma caminhada animada por uma fanfarra. (FÁBIA PRATES)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.