São Paulo, Domingo, 18 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mecanismo de pesquisa é o destaque

RODOLFO LUCENA
Editor de Informática

O novo sistema para fazer pesquisas nos textos da Folha é o grande destaque do novo CD-ROM Folha-Edição 99, em termos de facilidade de uso.
Quando você clica em nova pesquisa, aparece um formulário em português com diversos campos que servem de base para a busca.
Você pode preencher apenas um ou combinar campos para descobrir artigos de um autor sobre um assunto, ou de um assunto em certa data ou período de tempo, por exemplo.
Os recursos avançados de pesquisa também funcionam bem. Com as mesmas palavras (bug do milênio), consegui 87 artigos em um dos modos da pesquisa avançada e 36 na simples, por assunto.
Os resultados saem rapidamente. Para ler o texto, basta selecionar o item desejado e clicar no botão LER ARTIGO. Óbvio, fácil.
Menos óbvias -menos fáceis- são as telas dos índices gerais. É verdade que não estão tão herméticas quanto em edições anteriores, mas continuam exigindo que o usuário interprete as intenções do criador do programa. Quando você encosta o cursor no item "multimídia", nada acontece; é preciso acertar uma série de círculos concêntricos que está próxima à palavra -e aí entra o menu clicável.
Mas isso se aprende rápido.
O programa ainda tem pequenos problemas: ele nem sempre obedece aos comandos para alterar o tamanho das letras dos textos, por exemplo. E, quando você passa do CD multimídia para o de textos, nem sempre entra direto na pesquisa -nos testes, algumas vezes o programa pediu para ser iniciado novamente. Para evitar isso, aperte a tecla shift quando colocar o disco de textos.


Texto Anterior: CD-ROM traz 5 anos de texto da Folha
Próximo Texto: Sistema de busca é fácil de usar e veloz
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.