São Paulo, Domingo, 18 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÍDIA
Produto será lançado nesta semana na Fenasoft
CD-ROM traz 5 anos de texto da Folha

da Redação

A Folha lança nesta semana, durante a Fenasoft, o CD-ROM Folha-Edição 99, que traz o texto integral de cinco anos do jornal, entre 1994 e 1998. É a primeira vez que são reunidas tantas edições num só CD.
O produto tem mais de 612 mil textos jornalísticos da Folha, o que representa 99,1% do total publicado no jornal. Os textos são localizáveis em segundos, com um inédito programa de busca em português.
O produto é composto de dois CD-ROMs, o de Texto Integral e o de Multimídia. O primeiro contém o arquivo de artigos e reportagens, e o outro traz uma seleção de fotos, charges, vídeos, áudios, links para Internet e índices econômicos.
O destaque do CD Multimídia são as 215 mais importantes Primeiras Páginas da Folha, desde a primeira edição, de 1921.
A Folha é o único jornal brasileiro que publica o conteúdo de suas edições em CD-ROM. A versão 99 soma 1.825 edições diárias, com cerca de 156 milhões de palavras, o equivalente a 3,5 vezes o número de palavras da enciclopédia "Britannica" em CD.
O mecanismo de busca localiza em segundos qualquer texto do CD-ROM, a partir de uma simples palavra ou de combinações complexas de termos.
É possível utilizar vários critérios de pesquisa, do mais genérico -busca em todo o texto- ao mais específico -como busca por autor, assunto ou editoria.
Na seção Banco de Pesquisas, encontram-se reunidos textos previamente selecionados sobre grandes acontecimentos dos últimos cinco anos e cadernos especiais da Folha.
O jornalista Armando Pereira, 36, gerente do Banco de Dados da Folha, responsável pela produção e edição do CD, diz que o produto é útil a estudantes, pesquisadores, profissionais de comunicação e a todos que precisam de informação rápida e abrangente.
"Quem conhece o CD se espanta com sua rapidez, eficiência e utilidade. Não há livro que reúna fatos tão recentes como os abordados no jornal", afirma.
Para Carlos Kauffmann, 36, gerente editorial da Publifolha, que publica e distribui o CD, "o sucesso das consecutivas edições do CD-ROM Folha, desde 1995, prova que obras de referência úteis têm lugar garantido no mercado de multimídia".

Primeiras Páginas
A seção Primeiras Páginas é uma viagem pela história do Brasil e do mundo no século 20.
As 215 reproduções, que podem ser ampliadas, mostram fatos históricos como a Segunda Guerra, a chegada do homem à Lua e a conquista dos quatro mundiais de futebol pelo Brasil.
O CD-ROM inclui também uma seleção de mais de 350 fotos e charges da Folha publicadas em 1998, trechos de filmes, leitura de obras literárias, links de endereços úteis e curiosos na Internet e um conversor de dólar para a moeda brasileira, com a cotação desde 1983.
O produto traz como brinde um kit de acesso à Internet do Universo Online, empresa dos grupos Folha e Abril. O programa dá direito a um mês grátis de Internet, até o limite de 50 horas.
O CD-ROM Folha é produzido e editado anualmente pelo Banco de Dados de São Paulo Ltda., que reúne os arquivos jornalísticos do Grupo Folha, e é publicado pela Publifolha, a divisão de publicações do Grupo Folha.
O desenvolvimento do CD-ROM é da editora Tulipa Negra. O programa de busca do CD, Jezebel, foi desenvolvido pelas empresas de software Q10 Informática e Lamar Design.
O CD-ROM será vendido a partir da próxima semana em livrarias, lojas de informática, magazines, hipermercados, por telefone (0800-140090) e pela Internet (www.publifolha.com.br). O preço sugerido é de R$ 59.
O produto é compatível com computadores PC e Macintosh. A configuração mínima para PC é processador 486 DX4/100, 16 Mb de memória RAM e drive de CD-ROM 4X. Para rodar em Mac é CPU 68040, 8 Mb de memória RAM livres e Sistema 7.1.
Na Fenasoft, o CD será mostrado no estande da Publifolha (Pavilhão de Exposições do Anhembi, rua C, 30/32).


Texto Anterior: Argentina exige mudanças em lei que possibilita Ford na BA
Próximo Texto: Mecanismo de pesquisa é o destaque
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.