UOL

São Paulo, segunda-feira, 18 de agosto de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Mercado livre
O governo prepara medida provisória para abrir o mercado de distribuição de gás de cozinha no país, hoje restrito a sete empresas nacionais e 13 regionais. Com a medida, espera conseguir baixar o preço do botijão residencial dos atuais R$ 32 para cerca de R$ 25 até o final do ano.

Gás e marketing
A medida provisória do gás deverá ser lançada até o início de setembro, dentro da operação do governo para anunciar boas notícias. Além de mudanças na distribuição, poderá haver redução de impostos para o setor e diminuição da margem de lucro da Petrobras, para permitir a queda do preço ao consumidor.

Confiança de marinheiro
O ministro Antonio Palocci (Fazenda), em reunião com o deputado Virgílio Guimarães (PT-MG), relator da reforma tributária, o aconselhou a fazer algumas concessões, mas com ressalvas: "Virgílio, se você não for abrir um rombo no casco do meu Orçamento, pode fazer o que quiser com a reforma".

O mar vai virar sertão
O ministro Ciro Gomes (Integração Nacional) reinaugura na quarta a Feira de São Cristóvão, tradicional ponto de encontro nordestino no Rio, que passará a se chamar Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas.

Mercosul ilegal
A CPI da pirataria ouvirá amanhã o depoimento de João Celso Minosso, brasileiro que está preso em Foz do Iguaçu por falsificação e formação de quadrilha na fronteira com o Paraguai. Os deputados querem investigar ramificações do bando em outros Estados do país.

Fumaça falsificada
João Celso Minosso foi condenado a 11 anos de prisão por contrabando de cigarros falsificados. Como o inquérito é sigiloso, deputados que integram a CPI vão participar de depoimento dele à Polícia Federal.

Nova proposta
O vice-presidente José Alencar vai se encontrar hoje e amanhã com os governadores Paulo Souto (BA), João Alves (SE) e Ronaldo Lessa (AL) e lhes propor um pacote de medidas compensatórias para a transposição das águas do rio São Francisco.

Doar e receber
Pela proposta de José Alencar, Estados doadores de água, como BA, SE, AL e PE, receberiam do governo federal projetos de revitalização e de desassoreamento de rios, além da recuperação da vegetação ciliar.

Lista completa
Ricardo Lagos, presidente do Chile, desembarca no Brasil amanhã para reunião com Lula. Vem acompanhado de um grupo de ministros. Com a chegada do chileno, todos os presidentes da América do Sul terão vindo ao Brasil para reuniões de trabalho, desde a posse do petista.

Desejo sulista
Lula tem priorizado, nas reuniões com presidentes sul-americanos, a negociação de acordos comerciais entre os países. Orientado por Celso Amorim (Relações Exteriores), argumenta que quanto maior for a união do continente, menor será a chance de os EUA conseguirem impor a Alca a seu gosto.

O último moicano
ACM perdeu o controle do PTB-BA, que sempre foi usado como linha auxiliar do PFL. O partido agora é comandado por Jonival Lucas e Benito Gama, adversários do cacique baiano. Em razão disso, o deputado Felix Mendonça, último carlista da sigla, vai se filiar ao PFL.

Elenco parlamentar
José Carlos Aleluia (PFL-BA) fala tanto em "defender as viúvas pensionistas" que passou a ser chamado por Nelson Pellegrino (PT-BA) na Câmara de Tonico Bastos, personagem da novela "Gabriela" interpretado por Fúlvio Stefanini, que dizia ser defensor das viúvas.

TIROTEIO

Do líder do PSB na Câmara, Eduardo Campos (PE), sobre a saída de Anthony Garotinho do partido:
-Politicamente, a saída de Anthony Garotinho é boa para o PSB, que agora passa a ter unidade. Por mais expressiva que seja uma liderança, ela acaba prejudicando o partido se o impede de crescer.

CONTRAPONTO

A chave e o segredo

Durante os seis meses em que governou o Rio Grande do Norte, nos anos 90, Vivaldo Costa concentrou a ação de seu mandato na região de Caicó, seu reduto eleitoral.
Para resistir à pressão de deputados, prefeitos e lideranças políticas das outras regiões do Estado que vinham a seu gabinete em busca de recursos, Costa pedia ao secretário da Fazenda, Heriberto Andrade, que os recebesse.
Auditor fiscal com anos de carreira e muito jogo de cintura, Heriberto Andrade sempre recebia os visitantes e lhes dedicava horas de sua agenda. Servia cafezinho, ouvia todos os pleitos e concordava com os pedidos apresentados. Mas quase sempre encerrava a conversa com uma frase:
-Com toda sinceridade, eu até tenho a chave do cofre. Mas o único que sabe o segredo da fechadura é o governador.



Próximo Texto: Reforma sobre pressão: Negociação da tributária já ameaça cobrança da CPMF
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.