|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
MÍDIA
Especialistas participaram de evento no UniFiam-Faam
Seminário aponta necessidade de rigor no uso de pesquisa eleitoral
DA REPORTAGEM LOCAL
A necessidade de rigor e também de apoio técnico na interpretação dos números de uma pesquisa eleitoral por parte dos jornalistas foi o ponto de convergência entre os participantes do seminário "Jornalismo e Pesquisa de
Opinião", realizado pelo Centro
Universitário Alcântara Machado
(UniFiam-Faam).
O seminário, destinado aos alunos da instituição, fez parte das
atividades da Cátedra Octavio
Frias de Oliveira, criada em homenagem ao publisher da Folha.
Participaram Mauro Francisco
Paulino, diretor do Datafolha, Orjan Olsen, diretor do Ipsos Opinion, e Paulo de Tarso da Cunha
Santos, da Tarso Institucional. A
coordenação foi da professora
Rosemary Bars Mendez.
Além de destacar a necessidade
da boa integração entre redação
do jornal e responsáveis pela realização das pesquisas, para que
não sejam publicadas informações equivocadas, Mauro Paulino
enumerou os parâmetros que devem balizar uma pesquisa de qualidade, como abrangência geográfica, representatividade do eleitorado, número de entrevistas e ordem das perguntas.
"É preciso ouvir o pessoal técnico", afirmou Orjan Olsen sobre os
procedimentos a serem adotados
pelos jornalistas diante dos números de uma pesquisa eleitoral.
Segundo disse, "jornalista trata
pesquisa como se fosse uma corrida de cavalos, pensa só naquele
que está na frente e não leva em
consideração a exatidão dos números, como o de eleitores indecisos, por exemplo".
Paulo de Tarso da Cunha Santos, por sua vez, afirmou que "os
jornalistas têm grande dificuldade de analisar as pesquisas eleitorais porque elas não refletem a
realidade como um todo. Há outros fatores no processo político
que levam à vitória ou à derrota
de um candidato".
Texto Anterior: Plebiscito em 2000 reprovou acordo com FMI Próximo Texto: Justiça: TST apresenta propostas contra trabalho escravo Índice
|