São Paulo, quarta-feira, 18 de setembro de 2002

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MÍDIA

Especialistas participaram de evento no UniFiam-Faam

Seminário aponta necessidade de rigor no uso de pesquisa eleitoral

DA REPORTAGEM LOCAL

A necessidade de rigor e também de apoio técnico na interpretação dos números de uma pesquisa eleitoral por parte dos jornalistas foi o ponto de convergência entre os participantes do seminário "Jornalismo e Pesquisa de Opinião", realizado pelo Centro Universitário Alcântara Machado (UniFiam-Faam).
O seminário, destinado aos alunos da instituição, fez parte das atividades da Cátedra Octavio Frias de Oliveira, criada em homenagem ao publisher da Folha.
Participaram Mauro Francisco Paulino, diretor do Datafolha, Orjan Olsen, diretor do Ipsos Opinion, e Paulo de Tarso da Cunha Santos, da Tarso Institucional. A coordenação foi da professora Rosemary Bars Mendez.
Além de destacar a necessidade da boa integração entre redação do jornal e responsáveis pela realização das pesquisas, para que não sejam publicadas informações equivocadas, Mauro Paulino enumerou os parâmetros que devem balizar uma pesquisa de qualidade, como abrangência geográfica, representatividade do eleitorado, número de entrevistas e ordem das perguntas.
"É preciso ouvir o pessoal técnico", afirmou Orjan Olsen sobre os procedimentos a serem adotados pelos jornalistas diante dos números de uma pesquisa eleitoral. Segundo disse, "jornalista trata pesquisa como se fosse uma corrida de cavalos, pensa só naquele que está na frente e não leva em consideração a exatidão dos números, como o de eleitores indecisos, por exemplo".
Paulo de Tarso da Cunha Santos, por sua vez, afirmou que "os jornalistas têm grande dificuldade de analisar as pesquisas eleitorais porque elas não refletem a realidade como um todo. Há outros fatores no processo político que levam à vitória ou à derrota de um candidato".


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