São Paulo, segunda-feira, 18 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petista nega ter afirmado que gostaria de fechar o Congresso

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Palácio do Planalto negou ontem, por meio de nota à imprensa, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha manifestado a empresários vontade de fechar o Congresso.
"É falso que o presidente tenha, em qualquer momento, feito afirmação que pudesse ser entendida como uma ameaça ou hipótese de restrição ao livre, pleno e soberano funcionamento do Congresso Nacional", diz a nota, assinada pelo porta-voz André Singer.
Coluna do jornalista Elio Gaspari, publicada na Folha, trouxe a informação de que Lula, ao ser questionado pelo empresário Eugênio Staub (Gradiente) sobre como pretendia fazer reformas necessárias em um segundo mandato, disse: "Não acorde o demônio que tem em mim, porque a vontade que dá é de fechar esse Congresso e fazer o que é preciso".
O jantar ocorreu na última quinta na casa do ministro Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento), em Brasília, com um grupo de empresários. Segundo Gaspari, Lula disse que o Congresso será pior do que "esse que está aí" porque pode ter Paulo Maluf e Clodovil.
A nota assinada pelo porta-voz afirma ainda que "ao longo dos 44 meses de mandato, o presidente não só demonstrou absoluto respeito pela liberdade e soberania do Congresso como fez questão de prestigiá-lo e valorizá-lo com repetidos gestos de apreço".
Atribui a divulgação da informação, classificada de "pseudonotícias", ao "contexto eleitoral, com reiteradas tentativas de causar confusão e dificuldades para a expressão informada da vontade popular": "A história de luta e compromisso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a democracia e, por conseqüência, com a soberania e a independência dos poderes que constituem o regime democrático, é amplamente conhecida do povo brasileiro", diz a nota do Planalto.

Repercussão
O presidente nacional do PFL, senador Jorge Bornhausen (SC), disse que a declaração de Lula antecipa o que o presidente "deseja fazer, mas não fará porque não vai ganhar a eleição". "Entre o mentiroso do Lula e o Gaspari, fico com o Gaspari", afirmou o pefelista.
A candidata do PSOL à Presidência, Heloísa Helena, também aproveitou para criticar Lula: "Se há algo que não tenho dúvida neste tempo em que passei no Congresso, é que o Congresso é corrupto, omisso e bandido quando o presidente da República é corrupto, omisso e bandido", declarou.


Texto Anterior: Meu palanque é aula de política, diz petista
Próximo Texto: Em Belém, prefeito faz pedidos a Lula de joelhos e se abraça a suas pernas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.