São Paulo, quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Exceção, não

Começou com a entrevista do presidente da Vale no domingo, bradando "É hora de medidas de exceção", ou seja, flexibilização dos direitos trabalhistas.
Prosseguiu com o anúncio de que o sindicato dos metalúrgicos do ABC negocia redução de jornada e outros pontos, ontem no "Valor", mas é a chance de Lula flexibilizar a lei é "zero", na Folha Online.
Mas já ontem, manchete do Globo Online, um plano "elaborado por empresários e governo de São Paulo para enfrentar a crise global" mudando a legislação trabalhista foi despachada ao governo federal.
Início da noite, manchete de Agência Brasil e Terra, o ministro Guido "Mantega nega mudanças na CLT".

DESDÉM
nytimes.com
Abrindo página ontem no "NYT", a cobertura da cúpula latino-americana mostrou uma conversa de Lula, Hugo Chávez, Raúl Castro e Evo Morales e o enunciado "Em encontro no Brasil, Washington é desdenhada" (scorned).
Iniciando o longo texto do correspondente Alexei Barrionuevo, os "Líderes latino-americanos deram mais um passo para longe da órbita de décadas dos EUA, num encontro que reuniu quase toda a América Latina e o Caribe, mas excluiu os EUA. E, no processo de juntar os líderes de 31 países, o Brasil mais uma vez mostrou suas credenciais de líder indiscutível da América Latina".

LÍDERES TODOS
De outro lado, em títulos da Folha Online ao site da estatal Agência Bolivariana, "Hugo Chávez diz que Brasil não é o líder único" e "considera que a América Latina é formada por países líderes".

UMA CHANCE
O espanhol "El País", com ampla cobertura, destacou a entrada de Cuba no Grupo do Rio, como ação de Lula, além de seu pedido de "uma chance a Obama", reação à expulsão proposta por Morales.

UM PRIMEIRO SINAL?
Os sites de "NYT" e "Financial Times" ressaltaram que Obama indicou a secretário de Agricultura um defensor do etanol e também de "reduzir a tarifa sobre o etanol de açúcar do Brasil". Ele é também próximo de Hillary e Bill Clinton, com interesses no setor, inclusive no Brasil.
A redução defendida pelo futuro secretário, nota o "FT", "não seria grátis" e quer em contrapartida o fim da "conversão da floresta tropical à produção agrícola".

PRIMO IANQUE
Paul Kennedy, historiador em Yale, propôs ontem áreas que deveriam ser priorizadas por Obama, no "International Herald Tribune". "Primeiro, América Latina. Visitas que fiz a México, Brasil sugerem que existe um desejo amplo por uma relação equilibrada com o primo ianque".

UMA CHANCE
O site da Americas Society, instituição de política externa voltada ao hemisfério, postou afinal sobre a cúpula latino-americana. Diz que "sublinha não só a crescente liderança do Brasil, mas também uma chance de Lula facilitar, servir como mediador nas relações Estados Unidos-Cuba".

CORRUPÇÃO E NOTAS
Os sites de jornais mal registraram, mas Huffington Post e Drudge Report deram manchetes para as ameaças do governador de Illinois, que "quer falar", "vai quebrar o silêncio" sobre a venda da vaga de Obama no Senado.
Foi o que ele mesmo falou à TV, ontem, mas a pressão teria começado anteontem, em nota plantada na coluna de Michael Sneed no "Chicago Sun-Times". A colunista, dada na própria investigação como meio privilegiado pelo governador para espalhar mensagens, noticiou supostos 21 telefonemas entre ele e o futuro chefe-de-gabinete de Obama. Em minutos, já estava na home de Drudge.

VAZIO
nytimes.com
Ontem na home page do "NYT", abaixo do logo, "Sucursais de Washington encolhem" ou são fechadas, sobre a crise na cobertura da capital dos EUA por cadeias de jornais como McClatchy (acima), Tribune e Cox, às vésperas da posse de Obama

MAIOR
Lauro Jardim noticia na Veja.com que amanhã nasce a Maior, empresa que associa o ABC de Nizan Guanaes ao "maior grupo de mídia da região Sul", RBS, marcando sua "expansão sem volta a outras regiões". A "surpreendente associação tem um ponto em comum, Armínio Fraga e Pedro Parente, dupla que trabalhou no governo FHC".


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá



Texto Anterior: França tenta vender submarino ao Brasil
Próximo Texto: Incra desapropria 1ª fazenda por escravidão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.