São Paulo, segunda-feira, 19 de janeiro de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Brasil fashion week
O Ministério da Educação fará em fevereiro nova licitação para a compra de 500 mil kits de uniformes escolar. O pregão de dezembro foi cancelado devido a "preços exorbitantes" em 11 itens, que ficaram, em média, 70% acima do previsto.

Bermuda chic
A bermuda feminina foi o item do kit escolar mais caro na proposta dos concorrentes da licitação: ficou 211% acima do preço estimado. O governo vai gastar R$ 25 milhões nos uniformes.

Tudo azul
Diferentemente de Marta Suplicy, que distribuiu uniformes vermelhos -cor do PT- a estudantes paulistanos, o MEC dará às crianças roupas predominantemente brancas e azuis.

Festa antecipada
Lula virá a São Paulo no dia 23 de janeiro para comemorar com a prefeita Marta Suplicy o aniversário da cidade. No dia seguinte ele embarca em missão oficial para a Índia.

Na prancheta
O Ministério dos Transportes entregou a Lula estudo para uma saída ferroviária do Brasil para o Pacífico. A linha, bancada pela iniciativa privada, sairia de Corumbá, passaria pela Bolívia e pela Argentina e chegaria ao porto de Antofagasta, no Chile.

Obsessão presidencial
A Infraero já contratou 764 estagiários do programa Primeiro Emprego, praticamente o dobro da meta (367) acertada com o governo. Na sexta, Carlos Wilson, presidente da empresa, telefonou a Lula para dar a notícia.

Pressão do campo
Ambientalistas farão vigília na Câmara nos primeiros dias da convocação extraordinária. É quando será votada a MP que estende o prazo para regularizar plantações de soja transgênica. Temem que ruralistas ampliem a brecha para outros produtos.

Atalho ambiental
Joaquim Roriz (PMDB) pedirá a José Dirceu (Casa Civil), em reunião no dia 29, que interceda junto ao Ibama para acelerar o processo de construção da sede de dois bancos estatais e de uma multinacional no DF. Dirá que corre o risco de perder investimentos de R$ 1 bi.

Exigência verde
O governador do DF avalia que o órgão ambiental está impondo muitas restrições aos projetos, que seriam construídos a 15 km do plano piloto.

Diplomacia petista
Preocupado com a disputa petista pela Prefeitura de Florianópolis, o Planalto decidiu enviar o presidente da sigla, José Genoino, à capital catarinense na quinta. Vai tentar evitar a prévia.

Aspirina
Outro problema para o PT-SC é que os candidatos mais fortes da sigla não são alinhados ao campo majoritário. O ex-prefeito Afrânio Boppré critica o governo Lula. Já o deputado Mauro Passos se absteve na votação da reforma da Previdência.

Eu quero
Hélio Bicudo repudia tentativa de Quércia de receber a vice de Marta Suplicy. "Se a prefeita é candidata, eu, como vice dela, sou o nome natural para continuar no cargo." Falta combinar com o secretário de Governo, Rui Falcão, preferido da petista.

Disputa no interior
Luciano Zica, deputado federal, e Vicente Andreu, ex-dirigente da empresa de saneamento de Campinas, disputam a prévia do PT para a prefeitura do município no dia 8 de fevereiro.

Acerto cearense
Futuros colegas de ministério, Eunício Oliveira e Ciro Gomes acertaram aliança em suas bases. O PMDB apoiará Leônidas Cristino (PPS) em Sobral. E o partido de Ciro apoiará o candidato de Eunício em Lavras de Mangabeira, sua cidade natal.

TIROTEIO

De Agripino Maia (PFL), sobre a inflação ter superado a expectativa do governo em 2003:
-A dosagem do remédio da equipe econômica de Lula não conseguiu controlar a inflação, mas produziu um mal tão grande ao doente que a convalescença vai demorar muito tempo.

CONTRAPONTO

Etiqueta de ocasião

Em novembro do ano passado, lideranças políticas de todos os partidos reuniram-se no aeroporto internacional de Brasília para a inauguração de sua nova ala.
Chamado de última hora, o deputado federal José Roberto Arruda (PFL-DF) foi ao evento vestindo calça jeans e camisa esportiva, destoando dos engravatados presentes ao evento.
Ao ver o deputado, o presidente Lula ironizou:
-Você está bem esportivo hoje, Arruda. Já está em campanha eleitoral?
Arruda explicou que soubera da inauguração da nova ala do aeroporto horas antes e não tivera tempo de se trocar.
Rindo, Lula virou-se para o governador do DF, Joaquim Roriz, e continuou a brincadeira:
-Tem que dizer para o Arruda que não vai ter eleição em Brasília. Em 2004 é só nos municípios.


Próximo Texto: Dança dos ministros: PT tenta salvar Berzoini; reforma deve sair até 4ª
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.